Procurar
Close this search box.

Amor sob a Santa Cruz

No final do século XVI, quando o cristianismo vindo do Ocidente foi proscrito no Japão, a Senhora Ogin apaixona-se pelo samurai Ukon Takayama, que é um devoto cristão. O guerreiro recusa os seus avanços, preferindo dedicar-se à sua fé, e Ogin acaba por casar com um homem que não ama. Mas, alguns anos depois, Ukon regressa e confessa o seu amor por ela. Ogin, que é filha do famoso mestre de chá Rikyû, quer recuperar a sua liberdade, mas o arguto Hideyoshi, que reina sobre o país, iniciou as perseguições anti-cristãs.

Senhora Ogin, também chamado Love under the Crucifix, é um filme de 1962 e passa-se num período em que o Império do Sol Nascente era governado pelo Shogun e pelos Daimios, em pleno século XVI. Embora na fé tradicional o Imperador, símbolo unificador do arquipélago, fosse um deus vivo, o Cristianismo dispersava-se e colocando em causa a hierarquia feudal do país dos samurais.

Bolsas de estudo – quais as principais (des)vantagens?

É do conhecimento geral, as vantagens das bolsas de estudo para os estudantes, tanto as atribuídas no Ensino Superior, como no ensino secundário ou equivalente. Os estudantes locais e estrangeiros podem ser beneficiados, ao abrigo de programas que complementem incentivos de ordem financeira, profissional, educativa – como são exemplos disso:

A cena de abertura é uma confusa batalha de que só se vêem fumo e estandartes, aos sons de gritos de guerra, toques de carga, tinires de espadas e relinchos de cavalos dos samurais. Enquanto isso, nos salões há conspirações políticas e cerimónias de chá, onde a virtuosa Dama Ogin vive um amor proibido.

Kinuyo Tanaka (1909-1977), a diretora desta película foi uma aclamada atriz e realizadora japonesa. Destacou-se pela sua colaboração frequente com o renomado realizador Yasujirō Ozu, participando em filmes como Primavera Tardia (1949). O seu contributo para o cinema japonês deixou um legado duradouro.

Este filme dirigido por Kinuyo Tanaka foi filmado a cores e no formato CinemaScope, tem argumento de Masashige Narusawa, outro grande cineasta japonês falecido em 2021.

Senhora Ogin é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 29 e 30 de setembro.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

O Ensino Superior e as suas barreiras

Mensalmente a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira Ricardo Freitas Bonifácio Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA escreve este mês sobre os problemas que os estudantes enfrentam no Ensino Superior

Convidamos-vos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Kinuyo Tanaka.

DESTAQUES