“Vocês lembram-me mesmo elas…”

“Vocês lembram-me mesmo elas…”

Este documentário instigante da realizadora Kaouther Ben Hania adota um conceito audacioso para narrar a história de Olfa Hamrouni e as suas quatro filhas.

“As duas mais novas, Eya e Tayssir, ainda vivem com ela. As duas mais velhas… foram devoradas por lobos”. É assim que a realizadora deste documentário apresenta a vida de Olfa, uma  mãe tunisiana de quatro filhas, oscila entre a luz e a escuridão. As suas duas filhas mais velhas, ainda adolescentes desapareceram da Tunísia sem avisar para se juntarem às fileiras dos jihadistas, na Líbia.

Quatro filhas é uma obra de Kaouther Ben Hania, realizadora tunisina, que teve conhecimento do caso em 2016, quando estava na Tunísia e ouviu na rádio o relato de Olfa. Sentiu ser importante contar a história no cinema. A cineasta recorreu a esta mãe e às suas duas filhas mais novas, Eya e Tayssir, para fazer este filme. As três convivem com duas atrizes profissionais, a desempenhar o papel das filhas mais velhas, para contar a história, numa viagem íntima cheia de esperança, rebelião, violência e irmandade, que questionará os próprios fundamentos das nossas sociedades.

Kaouther Ben Hania estudou cinema em Tunis e Paris, dirigiu várias curtas-metragens, incluindo Sheik’s Watermelons (2018) e Wooden Hand (2013), que foram selecionados para vários festivais internacionais de cinema e receberam diversos prémios. Mais recentemente, o seu último filme The Man Who Sold His Skin, foi indicado aos Oscars de 2021 na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional.

O vírus da virtude: lutar para (re)memorar

Ao analisar a doença de Alzeihmer e a aproximação da morte na série This Is Us, Roberta Busch, mestre em neurociências pela Universidade Federal de São Paulo, descreve-as como uma

Quatro filhas de Kaouther Ben Hania é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado,  17 e 18 de maio.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos a assistir esta longa-metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.

Diana Gouveia
ET AL.
Com fotograma da película de Kaouther Ben Hania.