Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Rúben Castro é o autor do novo volume da coleção VIDAS (DES)CONHECIDAS

Rúben Castro é o autor do novo volume da coleção VIDAS (DES)CONHECIDAS

Este artigo tem mais de 1 ano

O Teatro Municipal de Baltazar Dias acolheu o lançamento do livro VIDAS (DES)CONHECIDAS: VICENTE JORGE SILVA, perante dezenas de familiares e amigos do jornalista funchalense, dos autores da obra, além de muitos curiosos sobre a vida e a obra do ilustre jornalista funchalense.
Rúben Castro, antigo editor da ET AL., é o autor do texto que trata da biografia do jornalista madeirense Vicente Jorge Silva.

VICENTE JORGE SILVA é o nome do terceiro volume da coleção infantojuvenil VIDAS (DES)CONHECIDAS, editada pela CADMUS e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa. Escrito pelo madeirense Rúben Castro e ilustrado pelo valenciano Manuel Salvador Rondán, foi apresentado no dia 12 de julho, no foyer do Baltazar Dias, recordando este  ilustre madeirense falecido em 2020.

Rúben Castro e Manuel Salvador Roldán apresentam VIDAS (DES)CONHECIDAS: VICENTE JORGE SILVA

Um menino que nasceu e cresceu no Funchal e que adorava filmes. Bem poderia começar assim esta história, como em todos os contos para a infância e juventude. O menino Vicente tornou-se jovem e foi correr mundo. O jovem tornou-se adulto e fez-se jornalista. Ainda antes do 25 de Abril de 1974, Vicente Jorge Silva fundou, com amigos, um jornal, o Comércio do Funchal e, a partir daí, já a viver em Lisboa, ajudou a desenvolver vários periódicos nacionais, como o Expresso, e fundou o Público.

Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA, foi o anfitrião começando por falar desta coleção que dá a conhecer aos mais novos vidas inspiradoras de personalidades madeirenses e do trabalho dos autores, ambos antigos estudantes da Universidade da Madeira, um deles através do programa ERASMUS+, na realização deste livro.

VICENTE JORGE SILVA tem texto de Rúben Castro

Ricardo Miguel Oliveira, jornalista e diretor geral e editorial do Diário de Notícias, falou do legado de Vicente Jorge Silva, como jornalista, escritor e cineasta, além de fundador e editor de várias publicações portugueses, através da qual ajudou a amadurecer uma imprensa livre em Portugal do pós-25 de Abril.

Da ovelha ao barrete do vilão

A Cadmus lança a nova obra de Rafaela Rodrigues dedicada a uma profissão tradicional madeirense. Para quem não conhece quem transforma a lã nos novelos usados em casa, venha conhecer A FIANDEIRA, que será lançando 31 de outubro, pelas 17:30, no Museu Etnográfico da Madeira.

Rúben Castro, também antigo editor da ET AL. e autor do texto, explicou que se baseou nos escritos e nas entrevistas dadas por Vicente Jorge Silva para narrar a  a história de vida e a obra deste autor e o processo criativo que levou à realização do livro.

A sessão de apresentação foi organizada pela ACADÉMICA DA MADEIRA e coproduzida pela Câmara Municipal do Funchal.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.

Palavras-chave