Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Palavra-chave: Vidas (Des)conhecidas

Vicente Jorge Silva, um madeirense que “tentou encontrar um rumo para a sua vida”

Vicente Jorge Silva, herdeiro da conhecida Photographia  Vicente’s, foi um dos mais notáveis jornalistas de origem madeirenses. Esteve no desenvolvimento de vários periódicos nacionais e foi deputado à Assembleia da República, marcando a história da democracia e da liberdade de expressão no nosso país.

Rúben Castro é o autor do novo volume da coleção VIDAS (DES)CONHECIDAS

O Teatro Municipal de Baltazar Dias acolheu o lançamento do livro VIDAS (DES)CONHECIDAS: VICENTE JORGE SILVA, perante dezenas de familiares e amigos do jornalista funchalense, dos autores da obra, além de muitos curiosos sobre a vida e a obra do ilustre jornalista funchalense.

Rúben Castro e Manuel Salvador Roldán apresentam VIDAS (DES)CONHECIDAS: VICENTE JORGE SILVA

Um menino que nasceu e cresceu no Funchal e que adorava filmes. Bem poderia começar assim esta história, como em todos os contos para a infância e juventude. O menino Vicente tornou-se jovem e foi correr mundo. O jovem tornou-se adulto e fez-se jornalista. Ainda antes do 25 de Abril de 1974, Vicente Jorge Silva fundou, com amigos, um jornal, o Comércio do Funchal e, a partir daí, já a viver em Lisboa, ajudou a desenvolver vários periódicos nacionais, como o Expresso, e fundou o Público.

Não é o vestido que faz a mulher…

Há 100 anos, a Europa vivia tempos difíceis, marcados pela guerra, fome, pandemia, inflação, instabilidade política. Neste período viveu Luiza Susana Grande de Freitas Lomelino, autora de origem madeirense que assinava como Luzia e cuja história podemos descobrir no livro VIDAS (DES)CONHECIDAS: LUZIA de Xavier Miguel e Teresa Vieira.