VICENTE JORGE SILVA ganhou biografia infanto-juvenil

O menino que nasceu e cresceu no Funchal e que adorava filmes foi o terceiro biografado na coleção VIDAS (DES)CONHECIDAS, da CADMUS, uma das editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA.
Ilustração da obra VIDAS (DES)CONHECIDAS: VICENTE JORGE SILVA de Rúben Castro e Manuel Salvador Roldán, editado pela CADMUS.

Através de histórias divertidas selecionadas por Rúben Castro e ilustradas por Manuel Salvador Roldán, ficamos a conhecer Vicente Jorge Lopes Gomes da Silva, Vicente Jorge Silva, como ficou conhecido no meio jornalístico e político.

Com a cabeça na Lua!

Luna e o Bochechinhas, o livromante, são personagens criadas por Andreia Baptista e que têm feito as delícias das crianças da Madeira. No início de 2023, a escritora faz o balanço da receção do seu primeiro livro e fala de projetos futuros.

Os autores do novo volume da coleção VIDAS (DES)CONHECIDAS são dois antigos estudantes da Universidade da Madeira.

Rúben Castro é madeirense, cursou Estudos de Cultura na Universidade da Madeira e foi um membro da ACADÉMICA DA MADEIRA, onde foi editor da Revista JA (Jornal Académico) e da ET AL. Depois de terminar a licenciatura, concluiu um mestrado em jornalismo na Universidade Nova de Lisboa. Neste momento, está a terminar um mestrado avançado em Integração Europeia, no Instituto de Estudos Europeus da Universidade Livre de Bruxelas (VUB).

A obra conta episódios pessoais e antigos da vida de Vicente Jorge Silva, algo que o autor conseguiu baseando-se em entrevistas dadas a vários órgãos de comunicação social

Após o mestrado, foi Assistente Parlamentar Acreditado, no Parlamento Europeu, onde teve a responsabilidade de coordenar a comunicação e seguir a Comissão de Cultura e Educação do Parlamento Europeu. Desde 2020, encontra-se a colaborar com a Federação Europeia de Academias de Medicina, em Bruxelas, como responsável pela política científica e pela comunicação. VIDAS (DES)CONHECIDAS: VICENTE JORGE SILVA é o seu primeiro trabalho editado em parceria com a CADMUS.

Manuel Salvador Roldán é um jovem designer gráfico e ilustrador espanhol, oriundo da cidade de Valência, na Espanha mediterrânica. É formado em Design e Tecnologias Criativas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valência, tendo também estudado na Universidade da Madeira ao abrigo do programa Erasmus+.

A par do seu trabalho, dedica-se a pintar retratos, focando-se na figura humana e na sua representação. Recorrendo a pintura de técnica mista, realizou a ilustração desta biografia de Vicente Jorge Silva editada pela CADMUS, partindo, entre outras, de fotografias históricas do fundo Photographia Vicente, disponibilizadas no repositório digital da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

A obra pode ser adquirida nas principais livrarias do país.

Timóteo Ferreira
ET AL.
Com ilustração de Manuel Salvador Roldán.