Literacidades com Álvaro Curia e Ludgero Cardoso

Literacidades com Álvaro Curia e Ludgero Cardoso

O programa "IT'S OKAY", criado e produzido pela ACADÉMICA DA MADEIRA, teve o prazer de receber o Literacidades no 31.º episódio. Literacidades é um projeto desenvolvido por Álvaro Cúria e Ludgero Cardoso, ambos apaixonados por livros.
Álvaro Curia e Ludgero Cardoso, do Literacidades, foram entrevistados no IT'S OKAY, em junho de 2023. O episódio foi gravado no Castanheiro Boutique Hotel.

Álvaro, de 40 anos, desempenha a função de professor de Português como língua estrangeira na Universidade Fernando Pessoa. Por sua vez, Ludgero, com 31 anos, atua como coordenador cultural e pedagógico na reitoria da Universidade do Porto. Eles conheceram-se há quatro anos, através de amigos em comum, e rapidamente decidiram criar o seu próprio projeto, uma vez que ambos já tinham um interesse antigo pela literatura. Assim surgiu o Literacidades, uma página no Instagram, criada há três anos por Álvaro Cúria e Ludgero Cardoso, e que tem conquistado cada vez mais seguidores, ultrapassando atualmente a marca dos 17 mil.

“Se Eu Morresse Amanhã” não deixaria de ouvir o episódio com os NAPA

São a banda madeirense do momento? Para mais de 15 mil ouvintes mensais os NAPA são uma das suas bandas de eleição. Em março, a Feira do Livro do Funchal encheu para ouvi-los, tal como o seu público no Porto Santo rumou para Praça do Barqueiro em agosto. Lisboa, Porto, Funchal, Ponta do Sol e Porto Santo foram alguns dos locais das suas atuações em 2023 provando que integram, com destaque, o cenário musical.

Primeiramente, a sua ideia principal era associar livros a diferentes cidades. O projeto teve a sua origem durante uma viagem ao Brasil. No entanto, percebendo que essa iniciativa implicaria realizar várias viagens, pelo menos numa primeira fase, decidiram concentrar-se na sua própria cidade, o Porto.

Literacidades é o convidado do 31.º episódio da 2.ª temporada.

Com o passar do tempo, o projeto Literacidades cresceu significativamente e expandiu os seus horizontes para além do Porto, incluindo outras cidades, países e novas culturas nos seus percursos. Além de compartilharem as suas experiências de leitura, eles também realizam sorteios, promovem concursos relacionados a livros, organizam transmissões ao vivo com renomados escritores, como Valter Hugo Mãe ou José Luís Peixoto, e até mesmo têm a oportunidade de escrever para a página da Wook, uma plataforma de vendas de livros remota.

O padel já chegou ao IT’S OKAY

O IT’S OKAY, um programa criado e produzido pela ACADÉMICA DA MADEIRA e dinamizado pelos estudantes da Universidade da Madeira, convidou Henrique Brazão, para o 27.º episódio da 2.ª temporada. Integrante da seleção nacional de uma modalidade em franco crescimento, o nosso convidado chega ao podcast para dar a conhecer a magia do padel.

O 31.º episódio teve a edição de áudio de Nuno Fernandes, a recolha de imagens fotográficas de Pedro Pessoa e a apresentação de Tomás Santos de Pontes e de Ricardo Afonso Fernandes, com o apoio técnico de Pedro Miguel Freitas e Fabiano Basílio Mendonça. O podcast da ACADÉMICA DA MADEIRA está disponível nas principais plataformas do mercado.

Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

A deslocação de Álvaro Curia e Ludgero Cardoso, do Literacidades, contou com o apoio da AP-Madeira.