VICENTE JORGE SILVA é o nome do terceiro volume da coleção infantojuvenil VIDAS (DES)CONHECIDAS, editada pela CADMUS e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa. Escrito pelo madeirense Rúben Castro e ilustrado pelo valenciano Manuel Salvador Rondán, foi apresentado no dia 12 de julho, no foyer do Baltazar Dias, recordando este ilustre madeirense falecido em 2020.

Vicente Jorge Silva, um madeirense que “tentou encontrar um rumo para a sua vida”
Vicente Jorge Silva, herdeiro da conhecida Photographia Vicente’s, foi um dos mais notáveis jornalistas de origem madeirenses. Esteve no desenvolvimento de vários periódicos nacionais e foi deputado à Assembleia da República, marcando a história da democracia e da liberdade de expressão no nosso país.

Rúben Castro e Manuel Salvador Roldán apresentam VIDAS (DES)CONHECIDAS: VICENTE JORGE SILVA
Um menino que nasceu e cresceu no Funchal e que adorava filmes. Bem poderia começar assim esta história, como em todos
Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA, foi o anfitrião começando por falar desta coleção que dá a conhecer aos mais novos vidas inspiradoras de personalidades madeirenses e do trabalho dos autores, ambos antigos estudantes da Universidade da Madeira, um deles através do programa ERASMUS+, na realização deste livro.
VICENTE JORGE SILVA tem texto de Rúben Castro
Ricardo Miguel Oliveira, jornalista e diretor geral e editorial do Diário de Notícias, falou do legado de Vicente Jorge Silva, como jornalista, escritor e cineasta, além de fundador e editor de várias publicações portugueses, através da qual ajudou a amadurecer uma imprensa livre em Portugal do pós-25 de Abril.

AI! SE EU FOSSE ZEUS… é o novo lançamento infanto-juvenil da CADMUS
O lançamento na Feira do Livro do Funchal foi no passado domingo, 26 de março. O novo livro foi editado pela CADMUS, uma das editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA, da autoria de Andreia Baptista (texto) e Teresa Vieira (ilustração).

Teresa Vieira dá vida uma fábula para crianças
Teresa Vieira, ilustradora de várias obras lançadas pela IMPRENSA ACADÉMICA e pela CADMUS, volta a encantar com o seu trabalho. Numa
Rúben Castro, também antigo editor da ET AL. e autor do texto, explicou que se baseou nos escritos e nas entrevistas dadas por Vicente Jorge Silva para narrar a a história de vida e a obra deste autor e o processo criativo que levou à realização do livro.
A sessão de apresentação foi organizada pela ACADÉMICA DA MADEIRA e coproduzida pela Câmara Municipal do Funchal.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.