Procurar
Close this search box.

Câmara do Funchal está a promover edição do prémio literário para 2025

Estão abertas as candidaturas pala o Prémio Literário Edmundo Bettencourt, mantido pela Câmara do Funchal. O vencedor, além da primeira edição do seu livro, recebe 3 mil euros de prémio.

Na década de 1940, a Câmara Municipal do Funchal mantinha o incentivo à produção escrita original na língua portuguesa, através do então chamado “Concurso Literário”. Em 1996, o galardão passa a chamar-se “Prémio Edmundo de Bettencourt”, em memória do poeta, compositor e cantor, dos maiores nomes da Canção de Coimbra, nascido no Funchal, em 1899, descendente dos antigos morgados da Calheta.

Em 2021, com a designação “Prémio Literário da Cidade do Funchal – Edmundo Bettencourt”, estipula-se a entrega da 3 mil euros ao vencedor e a atribuição de “menções honrosas a outras obras literárias que se notabilizem pela sua especial qualidade através da entrega de um certificado”.  A Câmara Municipal continua a tomar a seu cargo a realização da primeira edição da obra vencedora.

Conforme o regulamento, a obra tem de ser “original com o mínimo de 150.000 caracteres, incluindo espaços e em língua portuguesa”, “em papel, formato A4, com espaçamento duplo entre as linhas, letra Times New Roman […] tamanho 12, e em formato digital”. É obrigatório anonimato, pelo que as obras concorrentes devem “assinadas com um pseudónimo nunca antes utilizado pelo autor ou autora”.

A edição de 2023, foi vencida pela autora brasileira Nicole Collet, com AS DESVENTUROSAS AVENTURAS DE APOLLINAIRE, O GATO FILÓSOFO, que será apresentado em março, na 50.ª Feira do Livro do Funchal. Em 2023, o júri distinguiu também, com uma menção honrosa, a obra ANTES DE A CIDADE MORRA, de Deodato Rodrigues, autor.

International Table Tennis in Madeira

Well, I suppose what immediately sprung to my mind was the cake, the wine and the ‘Flanders and Swann’ song about the wine. Apparently, Cristiano Ronaldo grew up there, but if I’m perfectly honest, I didn’t even know where it was, how big it was or even what country it

Editadas pela Câmara Municipal do Funchal, a Imprensa Académica integra duas obras distinguidas com este galardão no seu catálogo: SAIAS DE BALÃO – NA ILHA DA MADEIRA de Ricardo Nascimento Jardim (vencedor em 1945) e REFÚGIO DE GIBRALTAR de Berta Helena (vencedor em 2022).

As candidaturas para 2025 podem ser apresentadas até ao dia 30 de março de 2024. Para mais informações, contactar o endereço de correio eletrónico: premioliterariofunchal@funchal.pt

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Patrick Tomasso.

DESTAQUES