São Roque acolhe o primeiro desafio mental e físico para os estudantes

São Roque acolhe o primeiro desafio mental e físico para os estudantes

Este artigo tem mais de 1 ano

A 26 de maio, a Quinta de São Roque irá acolher o UMa Challenge, iniciativa desportiva organizada por estudantes da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da UMa. O evento é gratuito, mas a inscrição, aberta até 22 de maio, é obrigatória.

Numa altura em que no Ensino Superior tem na saúde mental e física dos estudantes um dos seus grandes desafios, o Curso Técnico Superior Profissional em Treino Desportivo, lecionado pela  Escola Superior de Tecnologias e Gestão, organiza o UMa Challenge.

A atividade terá lugar já na próxima sexta-feira, 26 de maio, em dois turnos, o primeiro a começar às 09.00 e o segundo às 14.30, ambos no Campus Universitário da Quinta de São Roque.

Serão os Madrilenos capazes de manter o título?

A 17.ª edição do TROFÉU DO REITOR, o torneio interuniversitário de futsal da ACADÉMICA DA MADEIRA, volta ao campo da Quinta de São Roque, esperando reunir dezenas de jogadores. Os Madrilenos, que se sagraram campeões da prova na última edição, terão hipóteses de revalidar o título? Os Kengas F. C. , os Supremos F. C. e os Aparthinaikos duvidam.

Desportivamente

Com o arranque do novo ano lectivo, regressam as actividades físicas que a Académica madeirense oferece aos seus associados e a

LER MAIS...

Para participar basta juntar uma equipa com seis elementos, selecionar o capitão e deve submeter a inscrição através deste formulário , até 22 de maio.

O UMa Challange durará duas horas e reune vários desafios e jogos, que visam divertir e aprender mais o ecossistema da nossa ilha e a sustentabilidade da nossa comunidade, como nos contou Sérgio Caires, estudante do 1.º ano do CTeSP em Treino Desportivo e membro da organização explica

Como surge o UMa Challenge e quais são os seus objetivos?

O evento UMa Challenge foi proposto pelo professor Hélder Spínola (coordenador do projeto eco-escolas da universidade da Madeira) aos professores na unidade curricular em gestão das atividades desportivas e empreendedorismo, com o objetivo de proporcionar um evento desportivo na quinta de São Roque aos alunos, professores e funcionários da Universidade da Madeira e apelar à preservação do meio ambiente e da promoção da atividade física.

A educação ambiental é um dos temas centrais da atividade. Como entende que esse tema tem sido tratado em Portugal?

Apesar de ser um tema que nestes últimos anos têm-se vindo a verificar um aumento geral sobre as boas práticas ambientais e cuidados a ter com o mesmo, é necessário continuar a incentivar a população a ter em conta e a consciencializar a importância de pôr em prática de forma a termos um planeta mais saudável e poupar os recursos existentes.

Quais são os comportamentos que a nossa comunidade académica deve melhorar?

Quanto à nossa comunidade académica já foram feitos comportamentos méritos de boas práticas ambientais, como a instalação de uma fonte de água de forma a poupar recursos do nosso planeta e a colocação de vários ecopontos por toda a universidade. Uma das melhorias que podiam ser feitas na universidade era a retirada de papel para secar as mãos nas casas de banho, obrigando a utilização do secador das mãos e a utilização de mais energia elétrica.

Luís Eduardo Nicolau com Carlos Diogo Pereira.
ET AL.

Palavras-chave