Presidente destaca desafios e prioridades na defesa dos estudantes

Presidente destaca desafios e prioridades na defesa dos estudantes

Ricardo Freitas Bonifácio delineia os desafios do ensino superior, defendendo um sistema inclusivo, apoios sociais reforçados e investimento em saúde mental para os estudantes.
Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Em entrevista ao Diário de Notícias da Madeira, Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, delineou os principais desafios que enfrentará no seu mandato. Reeleito recentemente, o dirigente associativo afirmou que a prioridade da Associação é apoiar a construção de um sistema de ensino superior inclusivo e acessível. “Queremos garantir que todos os estudantes alcancem um bem-estar e sucesso pessoal e académico, diminuindo as desistências e elevando a empregabilidade”, referiu. Entre os desafios enumerados, o líder estudantil destacou a necessidade de melhorar a intervenção da Associação nas políticas de ensino superior e de fortalecer atividades culturais, desportivas e sociais para os estudantes.

Para o Presidente recém empossado, a promoção de uma cultura participativa e a criação de espaços de debate são fundamentais para garantir que a ACADÉMICA DA MADEIRA representa e serve as necessidades da comunidade. Apontou, no entanto, para os problemas de abstenção, que apesar de comuns em todo o país, obrigam um trabalho para promoção da participação ativa dos estudantes.

Questionado sobre o aumento do número de estudantes no ensino superior, Ricardo Freitas Bonifácio mostrou-se otimista. “É um sinal positivo de que mais cidadãos estão a investir na sua formação”, disse o dirigente associativo. Este aumento, na sua opinião, não só fortalece a economia e promove a inovação e a ciência, como também ajuda a combater desigualdades sociais, permitindo que jovens de diferentes contextos tenham acesso a melhores oportunidades laborais. Sublinhou, ainda, que este crescimento contribui para uma sociedade mais consciente e participativa, essencial para a democracia.

Aumento de estudantes dos PALOP em Portugal exige medidas de apoio à integração

Um relatório do ISCTE, de março último, sugere a criação de um semestre preparatório para estudantes dos PALOP que queiram estudar em Portugal. A medida visa facilitar a integração desses alunos no sistema de ensino superior português, que tem registado um aumento significativo de estudantes provenientes da África Lusófona, nos últimos anos.

O líder estudantil acredita que o aumento de estudantes resulta de várias políticas nacionais e apoios europeus ao longo dos anos, como o investimento na criação de novas instituições de ensino. “Desde os anos 90, o país expandiu consideravelmente a oferta de ensino superior, o que facilitou o acesso de jovens em várias regiões”, disse. No entanto, aponta para desafios, como o valor médio das bolsas, que tem vindo a diminuir, afetando o apoio necessário aos jovens de contextos menos favorecidos.

Na área da ação social, Ricardo Freitas Bonifácio defende um aumento dos apoios para estudantes carenciados da UMa. “Decidimos aumentar em 47% a dotação do programa Bolsa de Alimentação”, exemplificou. O dirigente associativo enfatizou a necessidade de maior financiamento estatal para apoiar valências essenciais como o alojamento e a alimentação. Referiu a importância de um apoio orçamental adicional para cobrir custos como a manutenção de infraestruturas, fundamentais para garantir condições adequadas de estudo e de vida aos estudantes.

Ao falar da saúde mental, tema de destaque na abertura do ano letivo, o líder estudantil alertou para a insuficiência de psicólogos nas universidades. Segundo Ricardo Freitas Bonifácio, “é essencial criar um ambiente educativo que promova o bem-estar dos alunos”. A UMa tem promovido oficinas sobre gestão de stress e atividades de apoio emocional, reforçando que as universidades devem incentivar os estudantes a procurar ajuda, contribuindo para uma experiência universitária mais equilibrada.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

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