A Ministra esteve em Valência, entre 700 líderes universitários que, durante três dias, refletiram ao redor de três eixos principais: aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua, promoção do empreendedorismo e da inovação e redes e interconexão entre as universidades.

Dois novos programas de apoio a cientistas com burocracia reduzida
O ERC-Portugal de Estímulo à Captação de Financiamento Europeu e o Programa Restart, novos programas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foram anunciados no final de novembro. Ambos os programas foram desenvolvidos tendo em conta o Simplex na Ciência, definido pela Ministra como uma prioridade.

Fundos do PRR para construção de residências universitárias totalmente contratualizados
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior alcançou 100% de contratualização dos concursos ao abrigo do Plano de Recuperação e
Elvira Fortunato destacou o trabalho e as medidas que têm sido desenvolvidas pelo Ministério em conjunto com as instituições de ensino superior portuguesas, no sentido de aumentar a qualificação da população portuguesa, ajudando-a na aquisição de conhecimentos e competências empreendedoras mas, também, no sentido de reforçar a relação entre a academia e os setores empresarial e industrial.
A Ministra abordou ainda a relevância decisiva das universidades que integram as 14 alianças europeias, das quais três são coordenadas por instituições nacionais, tendo já sido captados 150 milhões de euros.
Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia Marco De Luca.