A Ministra enalteceu «o dinamismo» do CCVB e manifestou a vontade de que o Centro trabalhe mais em conjunto com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)», resultado de uma parceria entre Portugal e Espanha.
Recorde-se que o CCVB pertence à Rede de Centros da Agência Nacional Ciência Viva.

Movimento ACADÉMICAS PONTO foi recebido pela Comissão de Educação e Ciência
A 5 de julho de 2022, o movimento ACADÉMICAS PONTO foi recebido na Assembleia da República, numa audição da Comissão de Educação e Ciência, para discussão e reflexão sobre o estado atual do Ensino Superior Universitário em Portugal. Açores, Algarve, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Madeira, Minho e Trás-os-Montes e

Habemus Universitate
O Dia da Universidade da Madeira é celebrado a 6 de maio, mas 13 de setembro marca a data de publicação,
A Escola Ciência Viva, o novo projeto do Centro Ciência Viva de Braga, denominado Planetário – Casa da Ciência de Braga tem como objetivo a introdução dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico às ciências e às diversas vertentes do método científico. Este projeto foi aprovado no âmbito do Programa Impulso Jovem STEAM, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Universidade do Minho
Já na Universidade do Minho, Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira reuniram com a equipa reitoral, com a qual puderam discutir os principais desafios e projetos institucionais em áreas tão diversas como o ensino e aprendizagem, a investigação e inovação, a estratégia de internacionalização e as políticas de bem-estar na universidade.
Laboratórios Colaborativos
A encerrar o primeiro dia da iniciativa, para além deste encontro de trabalho, Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira visitaram ainda os espaços laboratoriais de dois Laboratórios Colaborativos (CoLAB), o DTx CoLAB, e o ProChild, assim como um laboratório da Bosch o Done Lab, uma oportunidade para conhecer o impacto que os CoLAB têm nas empresas e na sociedade, através dos seus projetos de inovação que levam a cabo na área da transformação digital e em estreita colaboração com a academia e as empresas associadas.
Futuras instalações do Supercomputador Deucalion
O primeiro dia do «Governo Mais Próximo» terminou com uma visita às futuras instalações do Supercomputador Deucalion, no Centro de Computação Avançada no Minho (MACC), o qual se encontra em fase adiantada de instalação, traduzindo-se num investimento de 20 milhões de euros.

Prenda reutilizada
Vera Duarte, ‘alumni’ da Universidade da Madeira, escreve sobre os helicópteros, utilizados para o combate a incêndios, que Portugal enviará para o apoio à guerra na Ucrânia.

Os protestos
Saudades de 2011? O PEC IV foi chumbado. O governo caiu. A troika impôs uma série de medidas. As eleições alteraram
A operação do supercomputador permitirá disponibilizar recursos às comunidades de Investigação & Inovação.
Portugal integra a rede europeia de supercomputação através do Deucalion. A iniciativa está alinhada com o Eixo 5 – Investigação do INCoDe.2030 e com a Estratégia Nacional para a Computação Avançada (Advanced Computing Portugal 2030).
Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia do Gabinete do Primeiro-Ministro.