A Ministra enalteceu «o dinamismo» do CCVB e manifestou a vontade de que o Centro trabalhe mais em conjunto com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)», resultado de uma parceria entre Portugal e Espanha.
Recorde-se que o CCVB pertence à Rede de Centros da Agência Nacional Ciência Viva.

Marcelo Rebelo de Sousa destaca “a importância da voz ativa dos jovens”
Na segunda-feira, o Palácio de Belém voltou a receber os representantes das Associações e Federações Académicas. O Presidente da República recebeu 12 líderes estudantis, num encontro que contou com a Ministra Elvira Fortunato e o Secretário de Estado Pedro Nuno Teixeira.

Inaugurada primeira residência Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior
A Ministra e o Secretário de Estado participam na iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Castelo Branco, com a inauguração
A Escola Ciência Viva, o novo projeto do Centro Ciência Viva de Braga, denominado Planetário – Casa da Ciência de Braga tem como objetivo a introdução dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico às ciências e às diversas vertentes do método científico. Este projeto foi aprovado no âmbito do Programa Impulso Jovem STEAM, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Universidade do Minho
Já na Universidade do Minho, Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira reuniram com a equipa reitoral, com a qual puderam discutir os principais desafios e projetos institucionais em áreas tão diversas como o ensino e aprendizagem, a investigação e inovação, a estratégia de internacionalização e as políticas de bem-estar na universidade.
Laboratórios Colaborativos
A encerrar o primeiro dia da iniciativa, para além deste encontro de trabalho, Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira visitaram ainda os espaços laboratoriais de dois Laboratórios Colaborativos (CoLAB), o DTx CoLAB, e o ProChild, assim como um laboratório da Bosch o Done Lab, uma oportunidade para conhecer o impacto que os CoLAB têm nas empresas e na sociedade, através dos seus projetos de inovação que levam a cabo na área da transformação digital e em estreita colaboração com a academia e as empresas associadas.
Futuras instalações do Supercomputador Deucalion
O primeiro dia do «Governo Mais Próximo» terminou com uma visita às futuras instalações do Supercomputador Deucalion, no Centro de Computação Avançada no Minho (MACC), o qual se encontra em fase adiantada de instalação, traduzindo-se num investimento de 20 milhões de euros.

Relatório da OCDE defende sistema de propinas diferenciadas em Portugal
A ACADÉMICA DA MADEIRA participa na apresentação do relatório Resourcing Higher Education in Portugal, que será publicado hoje. O estudo foi realizado pela OCDE, tendo sido encomendado pelo governo português, e recomenda alterações no financiamento do Ensino Superior e propinas em escalões.

Fundos do PRR para construção de residências universitárias totalmente contratualizados
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior alcançou 100% de contratualização dos concursos ao abrigo do Plano de Recuperação e
A operação do supercomputador permitirá disponibilizar recursos às comunidades de Investigação & Inovação.
Portugal integra a rede europeia de supercomputação através do Deucalion. A iniciativa está alinhada com o Eixo 5 – Investigação do INCoDe.2030 e com a Estratégia Nacional para a Computação Avançada (Advanced Computing Portugal 2030).
Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia do Gabinete do Primeiro-Ministro.