Procurar
Close this search box.

Governo promove acompanhamento direto das atividades de investigação e desenvolvimento

Numa visita ao Centro Ciência Viva de Braga (CCVB), incluída na iniciativa «Governo Mais Próximo» no distrito de Braga, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, assistiram a algumas atividades com alunos do 1.º ciclo, integradas na parte letiva das escolas da região e participaram ainda numa ação de observação no Planetário.
Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visita Laboratório Done Lab, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, 3 maio 2023.

A Ministra enalteceu «o dinamismo» do CCVB e manifestou a vontade de que o Centro trabalhe mais em conjunto com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)», resultado de uma parceria entre Portugal e Espanha.

Recorde-se que o CCVB pertence à Rede de Centros da Agência Nacional Ciência Viva.

As alterações no Ensino

Recentemente, novas alterações foram realizadas ao Ensino português. De que forma se reflectem na forma de acção dos professores e dos próprios estudantes? Ao longo da nossa vida como estudantes, vamos construindo o que pretendemos ser e exercer no futuro. A escolha, por exemplo, em ser professor é deve ser

A Escola Ciência Viva, o novo projeto do Centro Ciência Viva de Braga, denominado Planetário – Casa da Ciência de Braga tem como objetivo a introdução dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico às ciências e às diversas vertentes do método científico. Este projeto foi aprovado no âmbito do Programa Impulso Jovem STEAM, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Universidade do Minho

Já na Universidade do Minho, Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira reuniram com a equipa reitoral, com a qual puderam discutir os principais desafios e projetos institucionais em áreas tão diversas como o ensino e aprendizagem, a investigação e inovação, a estratégia de internacionalização e as políticas de bem-estar na universidade.

Laboratórios Colaborativos

A encerrar o primeiro dia da iniciativa, para além deste encontro de trabalho, Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira visitaram ainda os espaços laboratoriais de dois Laboratórios Colaborativos (CoLAB), o DTx CoLAB, e o ProChild, assim como um laboratório da Bosch o Done Lab, uma oportunidade para conhecer o impacto que os CoLAB têm nas empresas e na sociedade, através dos seus projetos de inovação que levam a cabo na área da transformação digital e em estreita colaboração com a academia e as empresas associadas.

Futuras instalações do Supercomputador Deucalion

O primeiro dia do «Governo Mais Próximo» terminou com uma visita às futuras instalações do Supercomputador Deucalion, no Centro de Computação Avançada no Minho (MACC), o qual se encontra em fase adiantada de instalação, traduzindo-se num investimento de 20 milhões de euros.

A operação do supercomputador permitirá disponibilizar recursos às comunidades de Investigação & Inovação.

Portugal integra a rede europeia de supercomputação através do Deucalion. A iniciativa está alinhada com o Eixo 5 – Investigação do INCoDe.2030 e com a Estratégia Nacional para a Computação Avançada (Advanced Computing Portugal 2030).

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia do Gabinete do Primeiro-Ministro.

DESTAQUES