Os presidentes das oito associações académicas que constituem o CAPP reuniram-se na Universidade da Beira Interior, naquela que foi primeira reunião aberta deste ano. O Presidente da Associação Académica de Coimbra integrou o encontro.

Representantes dos estudantes no Conselho Geral eleitos hoje
O Conselho Geral tem sido um órgão marcado, recentemente, pela contestação sobre o seu papel. Hoje é o ato eleitoral que elege os três representantes dos estudantes, com interesse dos estudantes e empenho dos candidatos.

Estudantes contra qualquer aumento de propinas
Os representantes da ACADÉMICA DA MADEIRA declararam, na reunião do Senado Universitário, ser contra qualquer aumento de propinas, exigindo a “revisão
Na reunião, foram abordados tópicos relevantes para o ensino superior, como a demografia e a internacionalização e como se enquadram no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).
De acordo com nota divulgada, o Conselho defende “que o documento que regula a constituição, atribuições e organização das Instituições deve ter em conta a importância da descentralização e da criação de universidades em diferentes regiões geográficas, obedecendo ao ordenamento nacional da rede do ensino superior público e tendo em consideração a sua necessidade e sustentabilidade, contribuindo para a política demográfica do país e respetiva coesão territorial”.
O CAAP reúne as associações académicas de oito universidades públicas portuguesas
Sobre a internacionalização, o CAAP defende a “garantia de estruturas de apoio administrativo, sociais e de integração das comunidades, deve estar prevista no RJIES com a criação de um artigo próprio. A entrada de estudantes internacionais promove a diversidade cultural e a atração de talentos, contribuindo para a economia local e enriquecendo a vida universitária, ao mesmo tempo que promove intercâmbios académicos importantes, melhorando a qualidade do ensino e da investigação e formando cidadãos do mundo”.

Terá fim o monopólio do Conselho Geral?
Estudantes defendem mais inclusão na tomada de decisões e revisão do RJIES para garantir maior democracia, autonomia e direitos iguais no ensino superior.

Proposta de revisão do RJIES gera controvérsia na eleição de reitores
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior defende mudanças no modelo de eleição de reitores, com menor peso dos
Criado a 24 de março, durante as celebrações do DIA NACIONAL DO ESTUDANTE, o Conselho reúne as estruturas associativas das universidades da Madeira, dos Açores, do Algarve, de Aveiro, da Beira Interior, de Évora, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Paulo Santos.