Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

A Vida como Arte

A Vida como Arte

Este artigo tem mais de 1 ano

Em 'Cidade Rabat' acompanhamos o luto de Helena, uma produtora de cinema de quarenta anos, após o falecimento da mãe. Enquanto vive uma vida alternada com a filha e enfrenta a rotina burocrática do trabalho, Helena é envolvida por um sentimento de órfã e morbidez. 

Cidade Rabat envolve-se na vida de Helena, uma cineasta imersa na fusão entre a sua arte e vida pessoal. Aborda a universalidade da incerteza e das expetativas, ressaltando a habilidade de enfrentar desafios. Uma obra de Susana Nobre que tece uma teia de conexões emocionais por meio de fragmentos de experiências.

Liberdade de Ser

Num verão no País Basco, uma criança de oito anos enfrenta a confusão das pessoas ao seu redor acerca da sua identidade de género, enquanto embarca numa jornada de autodescoberta, acompanhada pelas mulheres da sua família. A mãe, por sua vez, depara-se com desafios ao lidar com a busca de identidade do filho e, simultaneamente, enfrenta questões relacionadas com o seu próprio legado parental.

O filme segue a sua jornada de despertar emocional, equilibrando-se entre a melancolia e uma segunda adolescência.

Susana Nobre, nascida em Lisboa, Portugal, em 1974, é uma cineasta de renome. Formou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade de Lisboa e desempenhou um papel fundamental na criação do Laboratório de Criação Cinematográfica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A sua filmografia inclui No Táxi do Jack, que integrou a Screenings Funchal em março passado e recebeu o Prémio de Melhor Longa-Metragem Portuguesa no IndieLisboa 2021, além de ter sido distinguida com o Prémio do Júri de Imprensa Cision para melhor filme no festival Caminhos do Cinema Português.

É desvendada a jornada da cineasta Helena, enfrentando luto e mudanças tanto pessoais quanto profissionais. O filme entrelaça memórias, conectando passado e presente, e explora a capacidade humana de se adaptar diante de tragédias e situações embaraçosas. Uma abordagem tocante e pessoal que ecoa com temas amplamente compartilhados.

Cidade Rabat é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 18 e 19 de agosto. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Além dos Superpoderes

Num cenário de mutações que convertem humanos em animais, François luta para salvar a sua esposa afetada. Enquanto a região é dominada por essas criaturas, ele embarca com o seu filho numa missão que alterará irreversivelmente as suas vidas.

Convidamos-vos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Susana Nobre.

Palavras-chave