Em Portugal, foram 59.364 estudantes que apresentaram a sua candidatura na 1.ª fase do CNA. Apesar do número continuar a representar máximos históricos em relação aos registados antes da pandemia de SARS-CoV-2, houve uma redução quando comparado com os valores de 2022, com 61.473 estudantes a apresentar a sua candidatura nesta fase de acesso.

5862 alunos do ensino superior já têm bolsa atribuída
Quase 6 mil alunos foram avisados por SMS que vão receber bolsa de estudo. É a primeira vez que os apoios são atribuídos na fase de colocação.

Para os estudantes colocados no Ensino Superior o Governo Regional pode atribuir dois tipos de bolsas
A Bolsa de Estudos e a Bolsa Local são dois instrumentos de apoio financeiro que o Governo Regional disponibiliza aos estudantes,
Na Madeira, João Costa e Silva indicou que concorreram “cerca de 1450 estudantes”, um “número muito idêntico ao do ano passado”, conforme declarou à Antena 1 Madeira, quando foram registados 1446 candidaturas.
Para a Universidade da Madeira, os cursos de Enfermagem, de Gestão, de Educação Física e Desporto, de Engenharia Informática e de Psicologia foram os cinco cursos com mais candidaturas em 1.ª opção, referiu o responsável pelo Gabinete de Acesso ao Ensino Superior na Madeira.
47% dos candidatos do Ensino Superior na região escolheram a UMa
O candidato que fique recolocado na 2.ª fase do CNA não pode optar entre a colocação da primeira ou na segunda fase. João Costa e Silva alertou que “é anulada automaticamente a colocação da 1.ª fase”, sem “hipótese de voltar atrás”.
No dia 27 de agosto os estudantes conhecerão os resultados da 1.ª fase do CNA. Como noticiado pela ET AL., a partir de 2023 o concurso nacional tem um conjunto de alterações em curso que irão ser implementadas ao longo dos próximos anos.

Colocados na UMa sobem: mais de 600 estudantes receberam a notícia este fim-de-semana
614 estudantes ficaram colocados na Universidade da Madeira, através da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA). As matrículas arrancam na segunda-feira, 28 de agosto, de forma remota. Na 47.ª edição do CNA, houve uma redução de 0,7% dos colocados em Portugal, em relação à mesma fase de 2022.

Matrículas dos caloiros são remotas e acontecem de 28 a 30 de agosto
Os colocados na Universidade da Madeira (UMa), através da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), devem começar as matrículas
Outra alteração é sobre as matrículas e inscrições que começam mais cedo este ano, a 28 de agosto, e terminam a 30 de agosto. Na UMa, o processo volta a ser remoto, não sendo necessário que o estudante esteja no Campus Universitário da Penteada para realizar a sua matrícula. As aulas terão início na terça-feira, 12 de setembro.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.