Em Portugal, foram 59.364 estudantes que apresentaram a sua candidatura na 1.ª fase do CNA. Apesar do número continuar a representar máximos históricos em relação aos registados antes da pandemia de SARS-CoV-2, houve uma redução quando comparado com os valores de 2022, com 61.473 estudantes a apresentar a sua candidatura nesta fase de acesso.
Entras no Ensino Superior em 2023? Vê as mudanças aqui
Há um conjunto de mudanças que serão implementadas nos próximos anos, a começar em 2023-2024. Como anunciado pela ET AL. em fevereiro, os ministérios da Educação e Ensino Superior anunciaram uma revolução no sistema de acesso.
Depois do subfinanciamento, a ameaça da redução do contingente
Em novembro, a ET AL. noticiou as intenções de alteração nos mecanismos de acesso ao Ensino Superior. Há notícias sobre o
Na Madeira, João Costa e Silva indicou que concorreram “cerca de 1450 estudantes”, um “número muito idêntico ao do ano passado”, conforme declarou à Antena 1 Madeira, quando foram registados 1446 candidaturas.
Para a Universidade da Madeira, os cursos de Enfermagem, de Gestão, de Educação Física e Desporto, de Engenharia Informática e de Psicologia foram os cinco cursos com mais candidaturas em 1.ª opção, referiu o responsável pelo Gabinete de Acesso ao Ensino Superior na Madeira.
47% dos candidatos do Ensino Superior na região escolheram a UMa
O candidato que fique recolocado na 2.ª fase do CNA não pode optar entre a colocação da primeira ou na segunda fase. João Costa e Silva alertou que “é anulada automaticamente a colocação da 1.ª fase”, sem “hipótese de voltar atrás”.
No dia 27 de agosto os estudantes conhecerão os resultados da 1.ª fase do CNA. Como noticiado pela ET AL., a partir de 2023 o concurso nacional tem um conjunto de alterações em curso que irão ser implementadas ao longo dos próximos anos.
Matrículas dos caloiros são remotas e acontecem de 28 a 30 de agosto
Os colocados na Universidade da Madeira (UMa), através da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), devem começar as matrículas no dia 28 de agosto. Os 59.364 estudantes que realizaram candidatura ao Ensino Superior em Portugal irão conhecer os resultados este fim-de-semana.
“Neste momento não vai haver redução do contingente”
A possibilidade de redução do atual valor reservado para os candidatos oriundos da Madeira e dos Açores foi afastada pela ministra
Outra alteração é sobre as matrículas e inscrições que começam mais cedo este ano, a 28 de agosto, e terminam a 30 de agosto. Na UMa, o processo volta a ser remoto, não sendo necessário que o estudante esteja no Campus Universitário da Penteada para realizar a sua matrícula. As aulas terão início na terça-feira, 12 de setembro.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.