Conhece o VÍCIO IMPUNE? de Leonor Martins Coelho?

Conhece o VÍCIO IMPUNE? de Leonor Martins Coelho?

Lançada em março deste ano, na 50.ª Feira do Livro do Funchal, VÍCIO IMPUNE, de Leonor Martins Coelho, foi editada pela IMPRENSA ACADÉMICA, uma das chancelas editoriais da ACADÉMICA DA MADEIRA.

A IMPRENSA ACADÉMICA continua a promover e a valorizar a produção científica dos professores da Universidade da Madeira através da edição das suas obras. Esta é a segunda publicação de Leonor Martins Coelho pela Imprensa Académica, apesar de a autora ter elaborado textos de outras publicações da editora como A Ilha das Quatro Estações (2021), de José Viale Moutinho, e A Penteada ou o Fim do Caminho (2022), de Irene Lucília Andrade. A obra que agora é apresentada tem prefácio de José Cândido Oliveira Martins, Professor Associado na Universidade Católica Portuguesa em Braga.

VÍCIO IMPUNE reúne textos publicados na imprensa regional entre 2018 e 2021, ordenados cronologicamente, e que foram submetidas a algumas remodelações desde a publicação original, assumindo um formato físico de livro impresso, diferente do formato eletrónico numa página da Internet. Assim reunidos, os textos assumem uma unidade de reflexão e crítica sobre os autores e os temas das suas obras. Leonor Martins Coelho chamou “notas de leitura” a estas pertinentes análises sobre alguns nomes da literatura portuguesa e lusófona contemporâneas: Afonso Cruz, Ana Teresa Pereira, Gonçalo M. Tavares, João Tordo, José Eduardo Agualusa, José Viale Moutinho, Núno Júdice e Vasco Gato. Como refere a autora, a obra “pretende captar a atenção de novos leitores”, sendo assim um convite à leitura destes e de outros autores contemporâneos. Por este motivo, esta publicação tem também uma dimensão ou finalidade pedagógica e formativa, pois espera atingir um público mais amplo, ou seja, um público para além do natural interesse dos estudantes de literatura.

VÍCIO IMPUNE, como esclarece a autora, foi um título nascido da conjugação de duas expressões: “o vício dos livros”, expressão que Afonso Cruz foi buscar ao ensaio “Esse vício ainda impune” de Michel Crépu. VÍCIO IMPUNE é, assim, para a autora, “uma espécie de roteiro afetivo que tenho vindo a construir nos últimos tempos”. Um roteiro, claro está, por livros, leituras e autores. Como escreveu na “Nota Introdutória”, os seus breves ensaios contidos na obra estão “quase sempre subordinados à problemática da disforia e da errância”, que sublinham as luzes e as sombras da nossa condição humana. A autora acredita que “os romances transmitem conhecimentos sobre as contradições humanas” e, por isso, a literatura, seja em suporte digital ou em papel, é muito importante para aproximar as pessoas do ato de ler. Afinal, a autora lembra que se pode ler em qualquer lugar: “na praia, num banco de um transporte público ou numa fila de espera”. É este prazer do texto que VÍCIO IMPUNE procura partilhar a partir da análise de vários géneros literários, desde a poesia ao teatro, mas onde predomina a narrativa de ficção.

Leonor Martins Coelho é doutorada em Estudos Interculturais pela Universidade da Madeira. Realizou os seus estudos de licenciatura na Universidade de Paris IV – Sorbonne e de mestrado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Professora Auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, onde leciona unidades curriculares com incidência nos Estudos de Cultura e de Literatura, no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos. É, atualmente, Diretora do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares da Universidade da Madeira. É investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, no cluster “Viagem e Utopia”, integrado no Grupo LOCUS.

ACADÉMICA DA MADEIRA participa na Festa do Livro de Belém

Entre 31 de agosto e 3 de setembro, com entrada livre, a residência oficial do Presidente da República, o Palácio Nacional de Belém, recebe a Festa do Livro. A IMPRENSA ACADÉMICA e a CADMUS, editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA, participam no evento com dezenas de obras editadas nos últimos anos. Em simultâneo, acontece “Book 2.0 #The Future of Reading”, um evento que pretende “virar a página”.

Sob o mote “o nosso objetivo é criar leitores”, a IMPRENSA ACADÉMICA é a mais antiga chancela editorial da ACADÉMICA DA MADEIRA. Dedicada à publicação de obras com cariz académico, em 2024 editora lançou OS CASAMENTOS DO REI, numa coedição com a editora Afrontamento. Em fevereiro, a IMPRENSA ACADÉMICA esteve em Londres a divulgar as suas obras junto do público britânico e da comunidade lusodescendente. Em março, na 50.ª edição da Feira do Livro do Funchal, um dos lançamentos, numa edição do município do Funchal em coedição com a IMPRENSA ACADÉMICA, foi AS DESVENTUROSAS AVENTURAS DE APOLLINAIRE O GATO FILÓSOFO, de Nicole Collet, vencedora da edição de 2023 do Prémio Literário da Cidade do Funchal – Edmundo de Bettencourt. Para 2024, as duas editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA têm 15 lançamentos programados.

Timóteo Ferreira
ET AL.
Com fotografia da capa criada por Pedro Pessoa.

Palavras-chave