Orquestra Clássica apresenta concerto com Nick Deutsch e Evan-Alexis Christ

Orquestra Clássica apresenta concerto com Nick Deutsch e Evan-Alexis Christ

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta, no dia 23 de novembro, um concerto com o oboísta Nick Deutsch e o maestro Evan-Alexis Christ, encerrando as Jornadas de Música Histórica da Madeira.
Orquestra Clássica da Madeira.

No próximo sábado, dia 23 de novembro, pelas 18:00, o Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira acolhe um concerto especial da Orquestra Clássica da Madeira, integrado nas Jornadas de Música Histórica da Madeira. Este evento será conduzido pelo maestro Evan-Alexis Christ e contará com a participação do prestigiado oboísta Nick Deutsch, descrito como “um dos principais oboístas da sua geração, detentor de uma carreira incrível e transversal nas várias vertentes da ação de um músico”.

O programa inclui a obra Ilha de Sonho, do compositor madeirense João Victor Costa, falecido em 2018, o Concerto para Oboé e Orquestra de Mozart e a Sinfonia n.º 2 de Beethoven. A Orquestra destaca que o convite a solistas como Nick Deutsch “revela só por si ambição e estratégia da direção artística em implementar uma cultura musical direcionada ao público em geral e, em particular, de possibilitar aos jovens músicos da Região e ao público jovem o contacto com o melhor que estes artistas partilham pelo mundo”.

Concerto com Obras Clássicas do Repertório Operático

Depois dos intensos concertos apresentados pela Orquestra Clássica da Madeira no final do ano e no ano novo, esta prepara um concerto operático baseado em obras do compositor italiano Gioacchino Rossini e do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart para apresentar em 2024, dia 13 de janeiro, pelas 18:00, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, integrado na Iniciativa “Parlamento Mais Perto”.

Além do concerto, Nick Deutsch ministrará uma masterclass na sexta-feira, dia 22 de novembro, numa parceria entre a Orquestra e o Conservatório – Escola das Artes da Madeira. O maestro Evan-Alexis Christ, já conhecido do público madeirense, volta a dirigir a Orquestra, trazendo a sua vasta experiência adquirida em colaborações com orquestras e teatros de ópera na Alemanha e em outros países.

A Orquestra Clássica da Madeira reforça o seu compromisso com a formação e a democratização da cultura, permitindo que “os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório-Escola das Artes da Madeira” possam assistir gratuitamente ao concerto, mediante apresentação de cartão de estudante e disponibilidade da sala.

Este evento integra ainda a iniciativa “Parlamento Mais Perto”, fruto da parceria entre a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, entidade gestora da Orquestra, e a Assembleia Legislativa da Madeira.

A Orquestra sublinha que estas iniciativas “proporcionam extraordinárias experiências culturais ao público em geral e, em especial, aos jovens que necessitam perentoriamente de exemplos por onde se guiar”, enriquecendo o conhecimento artístico e cultural na Região.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia da OCM.

Palavras-chave