Conforme noticiado à agência LUSA, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa esta quinta-feira, 20 de junho, irá realizar um dia aberto para apresentar a sua oferta formativa em doutoramentos e dar a conhecer os apoios disponíveis aos estudantes, no que considera uma excelente oportunidade para conhecer os programas em detalhe, interagir com docentes e investigadores e esclarecer dúvidas sobre o processo de candidatura.
O ISCTE possui uma longa tradição na formação de doutorandos, com uma percentagem bastante elevada de estudantes de doutoramento em relação aos outros níveis de ensino. A reitora da instituição, Maria de Lurdes Rodrigues, sublinha a importância do doutoramento como ferramenta para a iniciação à investigação, para a formação de jovens investigadores e para o desenvolvimento profissional de alto nível. à comunicação social, a Reitora indicou que “pareceu-nos muito importante abrir as portas e, sobretudo, fazer algo que há dois ou três anos não fazemos, que é o reconhecimento público dos doutorados que concluíram com êxito os seus cursos”.
“Pelo fim das taxas de admissão a provas de doutoramento”. A discussão da petição vai começar.
A Comissão Parlamentar de Educação e Ciência solicitou informações para várias estruturas associativas. A 6 de outubro, a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) entregou, à Assembleia da República,
Giulia Riccio estuda biomarcadores para diagnósticos e prognósticos clínicos
A fazer o seu doutoramento, Giulia é uma investigadora italiana a trabalhar na Universidade da Madeira, no Centro de Química da
Unidade de Conhecimento e Inovação, o ISCTE reúne mais de mil investigadores e centenas de projetos científicos em diversas áreas do saber, afirmando-se como polo de investigação de referência nacional e internacional que contribui para o desenvolvimento de novas tecnologias, soluções inovadoras e conhecimento científico relevante para a sociedade.
Na procura da internacionalização, o ISCTE tem assumido um papel ativo na sua promoção além fronteiras no ensino superior e da mobilidade dos estudantes, possuindo uma grande “fatia de alunos de doutoramento de outros países”, que superam os 30% dos seus estudantes, como indicado à imprensa, especialmente os oriundos do Brasil e da China. No próprio dia da abertura de portas a potenciais candidatos, a instituição irá também celebrar o mérito de dez teses de doutoramento, produzidas em Portugal e na China sob orientação dos seus docentes, que se destacaram pelo seu impacto na sociedade e pela sua visibilidade pública.
Investigadores bolseiros juntam-se às manifestações dos professores
Numa nota enviada à nossa redação, a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) informou que se irá juntar à FENPROF e ao STFPSSRA, organizações sindicais de professores e educadores de Infância, numa ação de protesto, esta semana, em Lisboa.
Média negativa em Biologia e Geologia nos Exames Nacionais
Os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais foram anunciados a 15 de julho. Mais estudantes realizam o de Biologia e
De igual forma, e após dois anos de interrupção devido à pandemia, o Instituto celebra a entrega de diplomas a mais de 300 doutores que concluíram com sucesso os seus cursos nos últimos anos.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Kyle Gregory Devaras .