Associações Académicas em novo encontro com a ministra Margarida Balseiro Lopes

Associações Académicas em novo encontro com a ministra Margarida Balseiro Lopes

Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, convocaram o movimento associativo estudantil para segunda reunião com o XXIV Governo Constitucional.
Margarida Balseiro Lopes é Ministra da Juventude e Modernização do XXIV Governo Constitucional.

Depois do encontro realizado no final de abril, que juntou o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e a Ministra da Juventude e Modernização, o movimento associativo encontra-se com ambos os ministros em Coimbra, a 1 de junho. O encontro acontece após as recentes medidas do XXIV Governo Constitucional sobre habitação, saúde, emprego e fiscalidade. Segundo o Gabinete da Ministra, a reunião “terá como objetivo principal a discussão de medidas de caráter urgente para o próximo ano letivo, nomeadamente na área da ação social”.

O ministro Fernando Alexandre esteve na Universidade da Madeira no início de maio, quando defendeu que a “Universidade da Madeira tem tido um importante papel na promoção do acesso ao Ensino Superior para os jovens da Região”, mas colocou responsabilidades nas universidades quando afirmou que “têm de diversificar as suas fontes de financiamento, nomeadamente através do desenvolvimento de parcerias com outras entidades públicas e privadas”.

O encontro de Coimbra acontece na celebração do Dia do Antigo Estudante na Queima das Fitas. O Presidente da Associação Académica de Coimbra destacou o carácter solidário do evento, “cujo lucro obtido reverte para o Fundo de Ação Social António Luís Gomes. No ano passado foi possível alcançar o lucro de 40.000 euros que permitiu a atribuição de duas dezenas de bolsas e, este ano, pretendemos atingir os 50.000 euros”.

O líder estudantil madeirense, Ricardo Freitas Bonifácio, revela o quão importante é este encontro com os dois ministos: “esta reunião é fundamental para falarmos sobre um assunto central do Ensino Superior português, a ação social, fazer um balanço do que aconteceu este ano e falar do futuro”. A ACADÉMICA DA MADEIRA tem, através destas reuniões, reivindicado um aumento do financiamento neste setor devido ao subfinanciamento que se tem vindo a observar nos serviços de ação social. O dirigente reforça que “a ação social, para além de estar precária nestes aspetos, tem vindo também a observar problemas como o baixo valor médio da bolsa atribuída através dos apoios do estado aos estudantes do ensino superior, algo que será certamente falado neste encontro”.

Recentemente, a ET AL. destacou que “há mais estudantes bolseiros, mas com uma bolsa média ainda mais baixa”. A bolsa média na Universidade da Madeira situa-se em 154 euros mensais, ainda distante dos 227 euros que registava em 2014.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia do portal do XXIV Governo Constitucional.