Procurar
Close this search box.

Abertas as candidaturas aos prémios Novos Talentos FNAC.

Em 2023, um antigo estudante da UMa foi premiado na categoria de ilustração. A 22.ª edição conta com um total de 60 mil euros em prémios monetários e ainda outros prémios apetecíveis nas mais variadas categorias artísticas: cinema, escrita, fotografia, ilustração, música e videojogos.

Estão abertas as candidaturas para a 22.ª edição dos Novos Talentos FNAC (NTF), edição de 2024. Até 21 de abril, todos os interessados podem inscrever-se neste concurso, que descobre e promove os talentos mais promissores do país nas áreas do cinema, da escrita, da fotografia, da ilustração, da música e dos videojogos.

Em 2023, os NTF premiaram Tiago Pinto, antigo estudante da Universidade da Madeira e, na categoria de ilustração.

O concurso NTF se tornou um pilar na promoção, na divulgação e no acesso à cultura, personificando o empenho da FNAC, ao longo de mais de 20 anos, em levar a Cultura mais longe. Este ano, sob o lema ‘Não deixes o teu talento no escuro. Faz-te ao Spotlight’, a FNAC procura incentivar os portugueses a partilhar os seus talentos nas mais variadas áreas.

Para Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da FNAC, os prémios “são um projeto de enorme importância para a FNAC. Mais do que um típico concurso de talentos, trata-se de uma plataforma de inclusão que pretende cultivar a diferença ao dar espaço a novos artistas para que explorem novos horizontes. […] Queremos que aquelas pessoas cheias de criatividade e talento tenham o reconhecimento que merecem, que deixem a timidez ou a vergonha de lado, e deem a conhecer ao mundo o melhor que têm para oferecer” explicando ser essa a razão do nosso convite “para tirarem o talento do escuro e fazerem-se ao spotlight”.

Programa de Bolsas Huawei

Diogo Nuno Teixeira Freitas, doutorando em Engenharia Informática na Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia-geral da ACADÉMICA DA MADEIRA, foi um dos 50 estudantes premiados no Programa de Bolsas Huawei. O programa recebeu mais de 3 mil candidaturas. Segundo

Em 2024, a FNAC e a Repsol vão oferecer um total de 60 mil euros em dinheiro e ainda outros prémios apetecíveis, nas mais variadas categorias artísticas, que podem ser consultados na página dos NTF. Os vencedores serão conhecidos no Festival FNAC Live, a 1 de junho.

Os vencedores de cada categoria terão direito a 5 mil euros, cada qual, e as duas menções honrosas de cada área receberão 2500 euros e oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho, conforme a categoria em que concorrem: em cinema, fotografia e ilustração, os vencedores terão seus trabalhos exibidos nos fóruns FNAC; na música, os vencedores integrarão o disco NTF24 e farão parte do alinhamento do festival FNAC LIVE’25; os textos vencedores na categoria de escrita serão integrados no livro Novos Talentos FNAC Literatura 2024; vencedores da categoria de Videojogos marcarão presença na Lisboa Games Week.

Além do patrocínio da Repsol, esta 22.ª edição dos NTF conta com os apoios da Antena 3, da Sapo, da Radar, da Oxigénio, da HP, do HyperX, da Escrever-Escrever, da Narrativa, da Universidade Lusófona, da FUJIFILM, da Kobo, da Faber-Castell e da Lisboa Games Week,

Um trabalho de 40 e tal anos…

Este Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Representante da República, em nome do Chefe do Estado português, irá entregar as insígnias de comendador da Ordem do Infante D. Henrique ao historiador Rui Carita, atual Provedor do Estudante da UMa. Esta comenda justifica-se num “trabalho de 40

Os interessados podem obter mais informações e inscrever-se até dia 21 de abril, na página dos Novos Talentos FNAC. Para esclarecimentos adicionais sobre o concurso NTF 2024, os participantes poderão ainda utilizar o email novostalentosfnac@pt.fnac.com.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Priscilla Du Preez.

DESTAQUES