Procurar
Close this search box.

Abertas candidaturas ao Prémio Literário Edmundo Bettencourt para 2025

A Câmara Municipal do Funchal está a aceitar inscrições para o Prémio Literário Cidade do Funchal - Edmundo Bettencourt, para 2025. Em disputa, um prémio de 5 mil euros e a publicação da primeira edição da obra vencedora.
Stadsbiblioteket, Stockholm, Suécia.

A Câmara Municipal do Funchal está a aceitar, até ao final de março, candidaturas ao Prémio Literário Cidade do Funchal – Edmundo Bettencourt, uma iniciativa anual que visa fomentar a criatividade literária em língua portuguesa. A iniciativa, que visa cultivar o gosto pela escrita, destaca-se como um importante apoio ao crescimento cultural e cívico.

O período de candidaturas decorre de 2 de janeiro a 31 de março de 2024 e todos os géneros literários são bem-vindos. O prémio, que terá o valor de 5 mil euros em 2025, tem suscitado um grande interesse, com um aumento significativo de candidaturas ao longo dos anos.

Abertas as candidaturas aos prémios Novos Talentos FNAC.

Em 2023, um antigo estudante da UMa foi premiado na categoria de ilustração. A 22.ª edição conta com um total de 60 mil euros em prémios monetários e ainda outros prémios apetecíveis nas mais variadas categorias artísticas: cinema, escrita, fotografia, ilustração, música e videojogos.

O concurso está aberto a escritores regionais, nacionais e internacionais. O júri que avaliará as obras a concurso foi escolhido em janeiro, e o seu escolhido será o vencedor do prémio e não só receberá pelo valor monetário, como também terá a sua obra publicada.

Nicole Collet, romancista brasileira, foi a vencedora da edição de 2023 com a obra As desventurosas aventuras de Apollinaire, o gato filósofo. Ainda em 2023, o autor madeirense Deodato Rodrigues, recebeu uma menção honrosa com o seu Antes que a cidade morra. Ambas as obras serão levadas à próxima Feira do Livro do Funchal, em março próximo.

Os interessados em participar devem ler as regras completas no site oficial do prémio, e quaisquer dúvidas devem ser dirigidas a premioliterariofunchal@funchal.pt.

O processo de candidatura será melhorado e informatizado para a edição de 2025. O valor do prémio, de 5 mil euros atualmente, resulta de um aumento em relação às edições anteriores, sublinhando o compromisso da Câmara Municipal do Funchal em incentivar a inovação literária.

O Prémio Literário Cidade do Funchal – Edmundo Bettencourt é uma oportunidade para os escritores, contribuindo para a riqueza cultural da língua portuguesa.

Ana Bela Camacho
ET AL.
Com fotografia de Susan Q Yin.

DESTAQUES