Procurar
Close this search box.

Abertas candidaturas ao Prémio Literário Edmundo Bettencourt para 2025

A Câmara Municipal do Funchal está a aceitar inscrições para o Prémio Literário Cidade do Funchal - Edmundo Bettencourt, para 2025. Em disputa, um prémio de 5 mil euros e a publicação da primeira edição da obra vencedora.
Stadsbiblioteket, Stockholm, Suécia.

A Câmara Municipal do Funchal está a aceitar, até ao final de março, candidaturas ao Prémio Literário Cidade do Funchal – Edmundo Bettencourt, uma iniciativa anual que visa fomentar a criatividade literária em língua portuguesa. A iniciativa, que visa cultivar o gosto pela escrita, destaca-se como um importante apoio ao crescimento cultural e cívico.

O período de candidaturas decorre de 2 de janeiro a 31 de março de 2024 e todos os géneros literários são bem-vindos. O prémio, que terá o valor de 5 mil euros em 2025, tem suscitado um grande interesse, com um aumento significativo de candidaturas ao longo dos anos.

O concurso está aberto a escritores regionais, nacionais e internacionais. O júri que avaliará as obras a concurso foi escolhido em janeiro, e o seu escolhido será o vencedor do prémio e não só receberá pelo valor monetário, como também terá a sua obra publicada.

Nicole Collet, romancista brasileira, foi a vencedora da edição de 2023 com a obra As desventurosas aventuras de Apollinaire, o gato filósofo. Ainda em 2023, o autor madeirense Deodato Rodrigues, recebeu uma menção honrosa com o seu Antes que a cidade morra. Ambas as obras serão levadas à próxima Feira do Livro do Funchal, em março próximo.

O fura-bardos, a ave mais misteriosa da Madeira

O fura-bardos é, provavelmente, a ave mais misteriosa da Madeira, ainda para os observadores mais experientes. É uma das três aves de rapina residentes no nosso arquipélago, nomeadamente em ambientes florestais. Além da Madeira, também é residente de cinco ilhas das Canárias. Durante 2015 é o grande protagonista da SPEA,

Os interessados em participar devem ler as regras completas no site oficial do prémio, e quaisquer dúvidas devem ser dirigidas a premioliterariofunchal@funchal.pt.

O processo de candidatura será melhorado e informatizado para a edição de 2025. O valor do prémio, de 5 mil euros atualmente, resulta de um aumento em relação às edições anteriores, sublinhando o compromisso da Câmara Municipal do Funchal em incentivar a inovação literária.

O Prémio Literário Cidade do Funchal – Edmundo Bettencourt é uma oportunidade para os escritores, contribuindo para a riqueza cultural da língua portuguesa.

Ana Bela Camacho
ET AL.
Com fotografia de Susan Q Yin.

DESTAQUES