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Maioria avalia positivamente a igualdade de oportunidades entre estudantes

A ACADÉMICA DA MADEIRA colocou sob a responsabilidade do seu OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL a execução de um estudo inédito sobre as perspetivas dos estudantes sobre as eleições legislativas de março de 2024. Nos últimos 12 meses, o observatório realizou outros três inquéritos por questionários junto da população universitária.

Nesta 1.ª edição sobre um processo eleitoral eminente, o OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL da ACADÉMICA DA MADEIRA aplicou, presencialmente, um inquérito por questionário a centenas de estudantes, conseguindo 869 respostas válidas, o maior valor atingido em estudos do observatório estudantil.

Para promover políticas de defesa dos estudantes em matéria de Ensino Superior, de Ciência, de Tecnologia e de Juventude, a ACADÉMICA DA MADEIRA promove a disseminação de informações sobre estas áreas que são consideradas centrais na vida universitária. Através de publicações como DESAFIOS PARA O ENSINO SUPERIOR, editado pela IMPRENSA ACADÉMICA, ou de dezenas de artigos de informação e opinião publicados na ET AL. e na sua aplicação móvel ACADÉMICA, a estrutura associativa estudantil pretende informar e incitar a discussão sobre estas áreas.

“Uma Familia Normal”

“Decidida a saldar uma antiga dívida de gratidão, Hatsu desloca-se de Akita a Tokyo de modo a oferecer os seus serviços enquanto ama dos Kajiki, família urbana exemplarmente burguesa. A jovem provinciana cedo se apercebe das diferenças entre a sua terra e a capital japonesa enquanto desenvolve uma relação especial

O OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL da ACADÉMICA DA MADEIRA promove vários estudos que servem para orientar as estratégias programáticas que a ACADÉMICA DA MADEIRA segue, além de informar a comunidade estudantil, o corpo de investigadores, os decisores políticos e a sociedade sobre temas que integram o quotidiano estudantil.

Aos inquiridos foi pedido que avaliassem, numa escala de 1 a 10, sendo 1 péssimo e 10 excelente, a igualdade de oportunidades entre estudantes, no acesso ao Ensino Superior. A maioria, 75% dos estudantes inquiridos, avaliaram este ponto com nota positiva. As notas mais comuns foram de 7 (20,8%), 8 (25%) e 6 (16,6%). As avaliações negativas (notas 1, 2, 3, 4 e 5) foram escolhidas por 25% dos estudantes inquiridos.

Ainda numa escala de 1 a 10, os estudantes foram inquiridos sobre a igualdade de oportunidades entre estudantes, na frequência (sucesso académico) do Ensino Superior. A maioria, 74,7% dos estudantes inquiridos, avaliaram este ponto com nota positiva, enquanto 25,4% dos inquiridos avaliaram de forma negativa este ponto.

Inquérito por questionário realizado, entre 5 e 28 de fevereiro de 2024, pelo OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL, uma estrutura de investigação da ACADÉMICA DA MADEIRA, sobre vários aspetos da vida universitária. A amostragem consistiu em 869 estudantes que aceitaram participar no inquérito por questionário, quando inquiridos pelos entrevistadores no Campus Universitário da Penteada.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Ian Schneider

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