A sessão promovida pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação, dedicada ao tema “Inspiração e Oportunidades” pretendeu ser um momento de debate e esclarecimento aos responsáveis pelas instituições que pretendem apresentar projetos Erasmus+ no próximo ano.

What to bring? Useful gadgets for your stay in Madeira!
I just FORGOT I´ll be on the same level as Morocco and unfortunately I bought a cream with UV 30. The effect? After my first sunbathing my skin was burned.

A Summer in Iceland
If you find yourself in Iceland during the summer months, you will be spoilt for choice as there are plenty of
O encontro acontece no âmbito do recente anúncio da Comissão Europeia que lançou, no dia 28 de novembro, o convite à apresentação de candidaturas ao programa Erasmus+ 2024, com um orçamento de 4,3 mil milhões de euros para o próximo ano. O Erasmus+ continuará a apoiar experiências transnacionais de alunos do ensino secundário, estudantes do ensino superior e do ensino e formação profissional. O programa também oferece oportunidades a alunos adultos, educadores e funcionários, bem como a jovens em programas de aprendizagem não formal.
Elvira Fortunato, referiu ainda na sua intervenção que «o Programa Erasmus+ 2024, de forma a atenuar os efeitos da subida da inflação sobre as famílias, aumentará os níveis das bolsas de mobilidade, os quais serão ajustados em quase 6 % para a maior parte das ações», medida contemplada pela Comissão Europeia, para aliviar o efeito da inflação na Europa sobre os participantes que estudam no estrangeiro e permitir uma ampla participação.

Um olhar sobre a satisfação com o Erasmus+ e os desafios para o futuro
Um relatório da ESN indica que, apesar do impacto positivo do programa, os estudantes apontam áreas a melhorar, como inclusão, reconhecimento académico e digitalização.

Differences and similarities between Germany and Madeira
My name is Anne, I am part of the voluntary project in Madeira. Therefore, I want to share my thoughts on
O convite para a apresentação de candidaturas ao Programa Erasmus+ 2024, estabelece, pela primeira vez, a atribuição aos estudantes do Ensino Superior de financiamento para as viagens inerentes aos fluxos de mobilidade (intraeuropeia), financiamento esse que acresce aos montantes de bolsa de apoio individual. Esta medida, visa compensar as dificuldades económicas sentidas pelas famílias decorrentes do aumento da inflação e do preço das viagens aéreas.
No que diz respeito aos montantes de financiamento de viagens, no caso dos estudantes do Ensino Superior, em 2024, o Programa Erasmus+ oferecerá ainda incentivos financeiros reforçados, no caso da realização de viagens ecológicas. Os participantes receberão um reforço do montante de financiamento de viagem, pela utilização de modos de transporte sustentáveis, como sejam as redes ferroviárias.

From the countryside in the middle of Poland to Funchal
At the first glance, it is hard to believe that my home and Funchal have anything in common. The place where I come from is located in the centre of

A importância de pensar o futuro e a carreira
Costumas pensar sobre o futuro e preparar-te para o mesmo? Costumas tomar decisões e assumir a responsabilidade pelas tuas ações? Costumas
A medida será financiada através das Agências Nacionais dos respetivos países do Programa.
Atualmente, Portugal tem uma média de 10 mil estudantes portugueses a estudarem na Europa ao abrigo do Programa Erasmus+. Ao mesmo tempo Portugal recebe uma média de 15 mil estudantes estrangeiros ao abrigo do Programa.
Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de KOBU Agency.