Procurar
Close this search box.

Estão a decorrer as candidaturas ao Concurso Projetos Computação Avançada

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia promove, até 1 de fevereiro, o Concurso Projetos Computação Avançada (4.ª edição): A1 Acesso Desenvolvimento (lote B), aberto para investigadores desenvolver atividade em Portugal, empresas, centros de investigação, instituições sem fins lucrativos e outras entidades.

A Rede Nacional de Computação Avançada, promovida pela FCCN, Unidade de Computação Científica Nacional da FCT, coordena os “recursos nacionais de computação avançada, fomentando a cooperação entre os vários centros envolvidos e desenvolvendo parcerias nacionais e internacionais com outras entidades”.

Este as várias iniciativas promovidas, encontram-se concursos regulares “para suportar tecnologicamente projetos de computação avançada em todos os domínios científicos”.

Até fevereiro de 2024, os interessados poderão integrar o Concurso Projetos Computação Avançada, cujo o regulamento está disponível, em versão digital, na página do Diário da República.

Universidades receberão 20 milhões para contratar doutorados

No início de janeiro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) anunciou um pacote de 20 milhões de euros para apoiar as instituições públicas de ensino superior na contratação de doutorados, para a carreira de investigação científica.

Para apresentar candidaturas à tipologia de acesso A1, basta preencher o formulário próprio na plataforma myFCT, na língua inglesa.

Cada candidatura será objeto de validação de adequação técnica e posterior alocação nas plataformas e “caso a quota de recursos (10%) não seja esgotada neste lote, serão abertos novos lotes de submissões conforme calendarização prevista”.

As próximas candidaturas, pertencentes ao lote B, iniciaram-se em final de novembro e decorrem até 1 de fevereiro, às 13.00.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Tianyi Ma.

DESTAQUES