Em Ciampino, na região de Roma (Itália), a associação KORA, está a recrutar três voluntários para trabalhar na Associação L’Arca – “Il Chicco”, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, para ajudar pessoas com deficiências mentais e/ou físicas.
O programa de voluntariado deverá começar entre janeiro e fevereiro de 2024, estendendo-se por nove meses. Durante este período, os jovens irão desenvolver com os utentes da L’Arca várias atividades, como: oficinas artísticas (cerâmica, música, teatro…), prática desportiva adaptada, agricultura e jardinagem, atividades recreativas (jogos, passeios, visitas…), além do próprio acompanhamento a pessoas com deficiências (assistir a um filme, conversar, compartilhar atividades diárias).
Estudar ou estagiar ao abrigo do programa Erasmus+
Com o fim do ano letivo, estão de regresso os estudantes portugueses em regime de mobilidade em vários países europeus. Em setembro, milhares de jovens portugueses fazem-se à estrada para estudar ou estagiar em centenas de universidades estrangeiras.
Queres ter uma experiência europeia com as despesas pagas?
O projeto “Take action in Katowice” é promovido pela organização polaca Bona Fides Association. Desenhado para oito jovens, restam três vagas
O horário semanal é de 35 horas, nas quais se incluem as horas com o responsável pelas atividades e com o mentor que os acompanha, com duas folgas semanais consecutivas.
A organização procura jovens entre os 18 e os 30 anos, proativos, com domínio do inglês e interessado em aprender italiano, capaz de trabalhar em equipa. Embora sejam bem-vindos, estudos na área da saúde mental ou experiências com portadoras de deficiência não são requisitos obrigatórios.
Para mais informações, consultar a página da KORA ou enviar mensagem para sve@associazionekora.it
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Giu Vicente.