Procurar
Close this search box.

A journey to Paradise

A journey to paradise foi o título do evento que a ACADÉMICA DA MADEIRA realizou em fevereiro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Depois do lançamento da obra MADEIRA ILUSTRADA, que integrou o conjunto de eventos na capital europeia, a 2.ª edição chega aos leitores neste Natal.
Litografia da obra MADEIRA ILUSTRADA de Andrew Pickens.

O evento de fevereiro contou com a apresentação do livro, editado pela Imprensa Académica, MADEIRA ILUSTRADA, de Andrew Picken, uma versão bilingue de um guia de viagem sobre a Madeira, publicado em Londres, em 1840, com textos de James Macauley e litografias de Picken.

A apresentação foi feita pelo prefaciador da nova edição, Paulo Miguel Rodrigues. Os FATUM interpretaram, depois, alguns temas ligados à Madeira, que incluíram fados de Coimbra e uma canção de Max. Finalmente, inaugurou-se uma exposição de fotografias do Arquipélago da Madeira na atualidade.

25 anos da Universidade da Madeira

Escrever sobre os 25 anos da UMa é para mim um exercício complicado. Foram quase 18 anos desde que ingressei por concurso na UMa como assistente estagiário em 1995 para o então Dep. de Matemática. Tinha terminado a minha formação de Engenharia Informática no Técnico e era bolseiro do INESC.

Esta jornada teve como objetivo dar a conhecer o Paraíso que são as nossas ilhas a um público que o desconhece ou que nunca o visitou, designadamente os legisladores europeus, representantes das diversas comunidades da Europa unida. Através desta iniciativa, a ACADÉMICA DA MADEIRA pretendeu chamar a atenção para o desenvolvimento de uma região ultraperiférica, do seu ensino superior e da importância que ambos têm num contexto internacional. É, também, importante a realização destas iniciativas que envolvem estudantes do Ensino Superior pelo impacto que têm na sociedade.

O desenvolvimento destas redes interculturais relacionadas com intervenções de interesse social ajuda na promoção da nossa Região, em que o Turismo representa uma das principais indústrias há mais de 200 anos. Também é ambição dos estudantes que integram a ACADÉMICA DA MADEIRA intervir em diferentes contextos, afetando as suas comunidades educativa e regional e o seu desenvolvimento pessoal.

Os valores que tentamos transmitir a todos passam pela divulgação da cultura madeirense, nossa herança que também moldou este paraíso. «São as pessoas que fazem a ilha» é o que costumamos muitas vezes dizer a quem não reside cá, outros portugueses ou pessoas de outros países.

É importante, também, envolver os jovens, neste tipo de projetos, permitindo-lhes desenvolver competências profissionais e sociais, fornecendo uma melhor preparação para o mercado laboral e acrescentando maior experiência ao seu currículo profissional e pessoal.

Concerto de Mendelssohn

A Orquestra Clássica da Madeira irá realizar o concerto A “Italiana” de Mendelssohn, a ter lugar no Auditório do Centro de Congressos da Madeira, neste sábado, 15 de outubro, pelas 18:00. A inspiração para a Sinfonia Italiana foi o resultado de uma viagem que Mendelssohn fez a Itália entre 1830

Um evento que deu prestígio não só à ACADÉMICA DA MADEIRA, como também à nossa Região e, ao mesmo tempo, foi uma experiência de associativismo estudantil, vertente que continua a ser um método de preparação de cidadãos conscientes e bons profissionais, capazes de fazer com o país se desenvolva e possa competir de igual para igual contra os tubarões internacionais.

Ricardo Freitas Bonifácio
Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA

DESTAQUES