
A escola, a pressão e o futuro na vida dos estudantes
A antena da rádio TSF recebe mais uma emissão do PEÇO A PALAVRA que apresenta três estudantes que lideram as associações de estudantes do Liceu, da Francisco Franco e da Levada.
A antena da rádio TSF recebe mais uma emissão do PEÇO A PALAVRA que apresenta três estudantes que lideram as associações de estudantes do Liceu, da Francisco Franco e da Levada.
Unanimidade na assembleia-geral da ACADÉMICA DA MADEIRA, onde foram aprovados o Relatório de Atividades e Contas de 2024.
Na Universidade da Madeira, a participação estudantil em órgãos e comissões parece ser frequentemente simbólica, faltando meios que a tornem verdadeiramente eficaz e participativa.
Eleita no final de outubro, a Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA submeteu o Plano de Atividades e o Plano de Orçamento para 2025 à votação da Assembleia-geral, sendo ambos aprovados. Depois da reunião, contudo, alguns testemunhos inusitados foram registados.
O DIÁRIO DE NOTÍCIAS da Madeira recebe um espaço de opinião com o painel do PEÇO A PALAVRA, uma produção da ACADÉMICA DA MADEIRA na TSF MADEIRA. Neste episódio, o tema é a participação cívica dos jovens no associativismo.
No último episódio, foi debatido o impacto do movimento associativo jovem em Portugal, com especial foco na participação cívica dos jovens. O convidado, o médico João Pedro Vieira foi dirigente associativo e vereador da Câmara Municipal do Funchal.
A journey to paradise foi o título do evento que a ACADÉMICA DA MADEIRA realizou em fevereiro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Depois do lançamento da obra MADEIRA ILUSTRADA, que integrou o conjunto de eventos na capital europeia, a 2.ª edição chega aos leitores neste Natal.
As Associações Académicas das Universidades dos Açores, de Aveiro, do Algarve, da Beira Interior, de Évora, da Madeira, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro lançaram, a 24 de Março, no Dia Nacional do Estudante, uma nova estrutura nacional designada de “Conselho de Associações Académicas Portuguesas”.
Portugal reuniu nove estruturas associativas num conselho nacional que pretende assegurar a cooperação das Associações Académicas. O país não possui uma estrutura nacional que reúna o movimento estudantil nacional, que está disperso em federações, associações e, agora, no novo Conselho. Das 13 universidades públicas portuguesas, oito estão nele representadas.
Nos dias 26 e 27 de novembro, a Acção e Integração para o Desenvolvimento Global (AIDGLOBAL) organiza um workshop para sensibilizar e mobilizar jovens. As inscrições estão abertas.