Procurar
Close this search box.

Conselho de Associações Académicas Portuguesas representará 80 mil estudantes

Portugal reuniu nove estruturas associativas num conselho nacional que pretende assegurar a cooperação das Associações Académicas. O país não possui uma estrutura nacional que reúna o movimento estudantil nacional, que está disperso em federações, associações e, agora, no novo Conselho. Das 13 universidades públicas portuguesas, oito estão nele representadas.

O Funchal recebeu, a 24 de março, as celebrações do DIA NACIONAL DO ESTUDANTE com uma cerimónia na Universidade da Madeira. Em Aveiro, os Presidentes de nove Associações Académicas Portuguesas formalizam a criação do Conselho de Associações Académicas Portuguesas (CAAP).

O Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, Ricardo Freitas Bonifácio, participou do ato de constituição do CAAP, estrutura que reunirá as associações académicas de oito universidades públicas portuguesas, representando 80 mil estudantes. Integram-no as estruturas associativas das universidades da Madeira, dos Açores, do Algarve, de Aveiro, da Beira Interior, de Évora, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O CAAP pretende assegurar a cooperação das Associações Académicas que integram a estrutura e “dinamizar reivindicações de políticas nacionais para o Ensino Superior e propor soluções que sejam acordadas e consideradas adequadas”, como previsto nos seus Estatutos. Além disso, vai “pronunciar-se sobre questões, direta ou indiretamente, ligadas à frequência de estudantes no Ensino Superior, nomeadamente: ação social, atividade letiva, financiamento das Instituições de Ensino Superior e respetivos Serviços de Ação Social, estatutos especiais de estudantes, políticas desportivas e culturais, entre outros que o CAAP venha a considerar relevantes”.

“dinamizar reivindicações de políticas nacionais para o Ensino Superior”

Ricardo Freitas Bonifácio destaca a união de oito Associações Académicas numa estrutura inédita do movimento associativo universitário, “sem paralelo na História universitária”. De acordo com o líder estudantil, “vivemos tempos difíceis na Europa, com a eclosão de extremismos em vários Estados, sendo especialmente importante que, em Portugal, o movimento estudantil possa encontrar consensos e congregar-se numa estrutural plural e representativa de tantos estudantes”.

Para o Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, o CAAP surge num momento importante para fomentar a união do movimento associativo “que deve estar preparado para responder com união perante os desafios do presente e do futuro”.

From Donghua University to the Centro de Química da Madeira

“In Portugal, we have time to see, to experience, to discover which method or technique is best suited to a particular question we are investigating.” A sixteen-hour train separates Donghua University from Hunan, Xuedan He’s hometown. Despite that, such distance was no obstacle to this Chinese student, the daughter of

Integram o CAAP, na qualidade de fundadores, a Associação Académica da Universidade dos Açores, a Associação Académica da Universidade do Algarve, a Associação Académica da Universidade de Aveiro, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior, a Associação Académica da Universidade de Évora, a Associação Académica da Universidade da Madeira, a Associação Académica da Universidade do Minho e a Associação Académica da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
e fotografia de Scott Webb.

DESTAQUES