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Os inquéritos sobre as disciplinas é dos poucos instrumentos que os estudantes têm para avaliação da qualidade

A reitoria da Universidade da Madeira tem conhecimento sobre intervenções dos Conselhos Pedagógicos em problemas identificados nas disciplinas, através dos inquéritos preenchidos pelos estudantes. A declaração é da Vice-Reitora, que reforça a importância da realização desses inquéritos para avaliar a qualidade do ensino.

Terminado período letivo de cada unidade curricular, o seu funcionamento é avaliado através de um inquérito por questionário, feito ao estudante da Universidade da Madeira na plataforma INFOALUNOS. Preenchidas de forma voluntária e anónima, as respostas pretendem ajudar a Universidade a melhorar os seus serviços letivos, identificando problemas ou lacunas no funcionamento dos seus cursos.

Até ao dia 5 de fevereiro, os estudantes podem, na plataforma InfoAlunos, preencher os inquéritos relativos às unidades curriculares do 1.º semestre letivo de 2022-2023.

Custódia Drumond, Vice-Reitora da UMa que tem os  Assuntos Académicos no seu quadro de ação, explicou o que é pretendido desta auscultação aos estudantes.

No passado, os inquéritos foram de carácter obrigatório. Na atualidade, são facultativos. Qual a razão da alteração e que melhorias são observadas nessa mudança?

No passado, quando se exigiu aos estudantes o preenchimento do questionário, como obrigação para que pudessem renovar a inscrição, constatou-se que muitos estudantes respondiam sem reflexão, apenas pretendiam cumprir com a tarefa. As respostas eram na grande maioria inexpressivas, ou seja, no meio da tabela.

Atualmente, o número de respostas é mais reduzido mas, o tipo de respostas permite constatar uma opinião mais refletida com multiplicidade de tipos de resposta, embora na sua grande maioria, expressando satisfação pela forma como as UC são organizadas e lecionadas.

Os estudantes podem consultar os resultados globais, mas têm algumas dificuldades em verificar as consequências, na prática, desses resultados. Como é os resultados podem melhorar as unidades curriculares?

Em primeiro lugar deve ser o próprio docente interessado em melhorar a sua unidade curricular que deve refletir sobre as respostas ao questionário sobre o funcionamento da UC e seu desempenho. Também o estudante pode usar as respostas ao questionário para refletir sobre o seu envolvimento e desempenho nas unidades curriculares. Mas o Diretor de Curso tem acesso às respostas e deve analisá-las pois supervisiona, junto com o Conselho de Curso, o funcionamento do curso.

Perante deteção de necessidades de intervenção pode fazê-lo junto do Conselho Pedagógico da Unidade Orgânica, do Conselho Pedagógico Universitário ou Politécnico, consoante o tipo de ensino, e também por diálogo com o Presidente da Unidade Orgânica que pode, em caso de sentir essa necessidade, levar o assunto ao Conselho Científico da Unidade Orgânica.

Em princípio, sendo intervenções de carácter científico e/ou pedagógico, são tratadas nas Unidades Orgânicas e nos Conselhos Pedagógicos. A reitoria tem conhecimento de que nalgumas UC houve intervenção dos conselhos pedagógicos junto das unidades orgânicas por vezes diretamente com os docentes, com o conhecimento dos diretores de curso, e que foram introduzidas algumas correções nomeadamente ao nível dos elementos de avaliação das UC.

Que tipo de desenvolvimento pode ser esperado no caso de uma unidade curricular ser identificada pela maioria dos alunos como mal lecionada ou mal avaliada?

A participação massiva dos estudantes na resposta ao questionário sobre o funcionamento da UC e desempenho dos docentes que a lecionam é fundamental para a monitorização da UC. É do interesse da Instituição e da qualidade dos nossos cursos que os estudantes participem no processo de análise ao funcionamento das UC por meio dos questionários. Como referi na pergunta anterior, o Diretor de Curso tem acesso às respostas e deve analisá-las pois supervisiona, junto com o Conselho de Curso, o funcionamento do curso e, quando necessário, desencadeia-se o processo que referi.

Como referi anteriormente, atualmente a maioria das respostas aponta para a satisfação e também é importante que os estudantes não só registem o que está mal e merece correção, mas também que assinalem os exemplos de excelência pois essa é uma medida que incentiva os bons a manterem e apostarem cada vez mais na componente de lecionação e que poderá incentivar os outros a adotarem novos e melhores comportamentos.

Entrevista conduzida por Carlos Diogo Pereira.
ET AL.
Com fotografia de 愚木混株.

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