Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Mais de 5.600 professores vão integrar os quadros no próximo ano letivo

Mais de 5.600 professores vão integrar os quadros no próximo ano letivo

Mais de 5.600 professores vão integrar os quadros no próximo ano letivo, no âmbito de um concurso que abriu 11.056 vagas para responder à falta de docentes nas escolas.

Mais de 5.600 professores contratados vão passar a integrar os quadros a partir do próximo ano letivo, segundo a portaria publicada no final de março, que estabeleceu um total de 11.056 vagas no âmbito dos concursos de colocação. Do total, 5.623 destinam-se aos quadros de zona pedagógica, permitindo a entrada nos quadros a docentes que reúnem os critérios exigidos pela norma-travão ou pelo mecanismo de vinculação dinâmica.

A norma-travão aplica-se a professores com três contratos sucessivos em horário anual e completo, enquanto a vinculação dinâmica — criada pelo anterior Governo no novo modelo de recrutamento — garante a integração à medida que os docentes completam o equivalente a três anos de serviço. No próximo concurso, serão 436 os professores abrangidos pela norma-travão e 5.197 pela vinculação dinâmica.

Além destas vagas, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação vai abrir mais 5.433 lugares em quadros de escola, no âmbito do concurso interno, permitindo que professores já vinculados se aproximem da sua área de residência. Cerca de 39% do total de vagas — ou seja, 4.305 — localizam-se em zonas com maior carência de docentes, como a Grande Lisboa, a Península de Setúbal, o Alentejo e o Algarve.

As necessidades foram sinalizadas pelas escolas, em conjunto com a Direção-Geral da Administração Escolar, tendo em conta fatores como o número de alunos previsto, a carga letiva necessária e a dificuldade em recrutar professores. Foram também identificadas 4.729 “vagas negativas”, que correspondem, por exemplo, a aposentações ou a docentes sem componente letiva. As candidaturas ocorreram no início de abril.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Jonas Jacobsson.

Palavras-chave