A Screenings Funchal entra no espírito natalício em dezembro, proporcionando aos cinéfilos uma programação especial que começa com cinema francês, numa seleção oficial do Festival de Veneza. As últimas semanas de 2024 estão reservadas ao terceiro e aguardado Ciclo Mestres Japoneses Desconhecidos, que nos trazem histórias de pessoas cuja vida sofreu uma reviravolta. Aqui está o que o público pode esperar para este final de ano:
A Vida Entre Nós, do francês Stéphane Brizé, é uma obra de 2023 Seleção Oficial do Festival de Veneza, a ser apresentada sexta e sábado, 6 e 7 de dezembro. Este drama francês apresenta a história de Mathieu e Alice, um ex-casal que se reencontra por acaso anos após o término da sua relação. Ele, um ator parisiense famoso, e ela, uma professora de piano no litoral francês, revisitam memórias e sentimentos enquanto lidam com as cicatrizes do tempo. Um relato sensível sobre o amor, as escolhas da vida e as feridas que nunca cicatrizam completamente.
Noite de Cristal
Numa aldeia remota dos Alpes Suíços, Anna apaixona-se pelo forasteiro Marco. A sua felicidade não dura muito. Após o casamento, Marco é diagnosticado com um tumor no cérebro, o que o leva a demonstrar atitudes muito diferentes daquelas que Anna conhecia. Anna luta para preservar um amor que acredita poder superar até mesmo a morte.
Uma estreia emocionante e intrigante de Malta
A grande festa de celebração do 5.º aniversário do Screenings Funchal continua com a película maltesa Luzzu (2021). Trata-se de uma
A começar o Ciclo Mestres Japoneses Desconhecidos III, temos O Som do Nevoeiro, de Hiroshi Shimizu (1903-1966), realizador de mais de 160 filmes. Esta obra de 1956 será apresentada sexta e sábado, 13 e 14 de dezembro. Trata-se de um drama ambientado aos Alpes japoneses. O filme explora a vida de Kazuhiko Onuma, um professor de botânica que lida com um caso amoroso, quando a esposa descobre a traição. Com paisagens montanhosas como pano de fundo, esta obra mergulha nas complexidades das relações humanas e no impacto duradouro das decisões.
Segue-se, sexta e sábado, 20 e 21 de dezembro, A Tragédia do Bushidô, do realizador Eitarô Morikawa (1931-1996). Este drama histórico, gravado em 1960, é uma reflexão pungente sobre as tradições do bushidô, o código dos samurais. Iori é um jovem de 16 anos que, para manter a honra do seu clã, se vê obrigado a seguir o seu soberano na morte. A irmã do seu irmã mais velho, Oko, que criou Iori como um filho e com a devida autorização do marido, passa a noite com o jovem, para que este não morra sem conhecer os prazeres carnais, como ato de compaixão. Porém, quando no dia seguinte, é emito um decreto oficial, acontece uma reviravolta que irá surpreender todos os envolvidos.
Os Segredos do Lago
Bastien e Chloé passam as férias de verão numa cabana no Quebec, à beira de um lago assombrado por uma lenda. Apesar da diferença de idades, eles forjam um vínculo especial, enfrentando os seus medos para conquistar o coração de Chloé. Estas férias marcam o despertar de Bastien para a maioridade.
Às portas da Europa
“A vida de Paco (Fernando Alves Pinto Paco), um jovem estudante de São Paulo, Brasil, desmorona-se com a morte da mãe
O Monge Apostador, é uma obra de 1963 da autoria de Shôgorô Nishimura (1930-2017), o terceiro cineasta japonês que chega aos ecrãs da Screenings em 2024, na sexta e sábado, 28 e 29 de dezembro. Misturando tradição e modernidade, esta história acompanha Harumichi, que assume a liderança do templo da família após a morte de seu pai. A busca por uma vida tranquila muda radicalmente quando ele descobre o mundo das corridas de bicicleta. Este filme captura o conflito entre as responsabilidades familiares e os impulsos pessoais.
Clientes com o Cartão NOS podem desfrutar de uma promoção exclusiva de dois bilhetes pelo preço de um! Se vier sozinho, além do bilhete, o cartão dá-lhe ainda um menu de pipocas e bebida pequeno.
Não perca estes momentos de grande cinema, todos os fins de semana de dezembro no NOS Fórum Madeira. Para mais informações, consulte o portal da Screenings Funchal.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Alex Litvin.