Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

College Music Sessions: artes e cultura

College Music Sessions: artes e cultura

No dia 10 de janeiro, com entrada livre, o College Music Sessions promove, no Colégio dos Jesuítas, um concerto de guitarra clássica, interpretado por Francisco Lopes. Após o concerto, será aberta uma jam session no Pátio dos Estudantes com a participação de Francisco Lopes, de Luís Caldeira, de Laura Dilara e de António Duailibi.
Francisco Lopes, Luís Caldeira, Laura Dilara e António Duailibi são os músicas presentes na edição de 10 de janeiro do College Music Sessions.

A cultura, enquanto conceito polissémico, e as artes são pilares da ACADÉMICA DA MADEIRA, como instituição promotora de variados programas neste campo. A New Classic, Associação de Eventos Culturais da Madeira, tem protagonizado eventos culturais em todo o arquipélago, com especial destaque para o campo da música. As instituições uniram esforços para iniciar um programa artístico e cultural, assente na promoção da saúde mental e do bem-estar dos jovens através da música, que terá o Colégio dos Jesuítas do Funchal como palco e que acontece a 10 e 24 janeiro. O College Music Sessions pretende ser um palco para os artistas madeirenses, e os seus convidados, promovendo um ambiente de partilha cultural através das Artes.

A associação New Classic, criada a 31 de agosto de 2020, tem como objetivos principais dinamizar os eventos artístico-culturais na Madeira. Maioritariamente formada por um grupo de jovens artistas madeirenses que desejam inovar e contribuir para o desenvolvimento das artes na Ilha da Madeira, a New Classic pretende “estabelecer contacto com diversas entidades e dar oportunidade a artistas madeirenses de ter a sua voz, e mostrar nos palcos da região, o que têm feito pelo mundo”. Francisco Lopes, Presidente da Direção desta associação cultural, enquanto músico, organizou, nos últimos seis anos, concertos para diversas entidades e associações, e com esta experiência criou a New Classic, que se junta agora à Académica da Madeira para a dinamização cultural da região.

Considerando a investigação que as universidades produzem no campo das Artes e a sua conjugação com a saúde e o bem-estar, o novo programa universitário da Académica da Madeira, em parceria com a New Classic, partiu dessa premissa. O neurologista Oliver Sacks escreveu, em Musicophilia: Tales of Music and the Brain (2007), que “a música pode acalmar, organizar e até curar. Tem o poder de conectar-nos profundamente a nós mesmos e ao mundo”. O médico britânico acreditava firmemente que a música não é apenas entretenimento, mas um aspeto fundamental da experiência humana, com o poder de reconectar as pessoas à sua identidade e humanidade mesmo em situações de grande adversidade.

A saúde e o bem-estar do estudante universitário têm sido temas recorrentes de vários estudos promovidos em contexto universitário. Na Universidade da Madeira, num inquérito realizado pelo Observatório da Vida Estudantil da ACADÉMICA DA MADEIRA, com mais de 700 inquiridos, apurou que mais de metade dos estudantes (50,8%) indicou que sentiu a necessidade de apoio psicológico. Dos que responderam positivamente à necessidade de apoio psicológico, 49,4% não procuraram ajuda. Um estudo realizado pela Universidade de Évora, em 2024, revelou que cerca de 23% dos estudantes, de seis universidades portuguesas, apresentam algum tipo de problema de saúde mental. Em dezembro, um estudo realizado pela Associação Nacional de Estudantes de Psicologia (ANEP), em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, identificou que “46% dos estudantes apresentaram resultados significativos para sintomatologias de depressão (46%), ansiedade (39%) e stress (31%)”, sendo que “83% dos estudantes afirmaram ter dificuldade em relaxar” e 42% confessaram ter sentido, em momentos específicos, que a vida não fazia sentido.

Assente no espírito de promoção das Artes e da Cultura, enquanto meios que podem ser combinados para o bem-estar e a saúde do estudante universitário, College Music Sessions acontece no antigo colégio da Companhia de Jesus.

Com estes concertos duplos no Colégio dos Jesuítas, a New Classic pretende explorar a diversidade de géneros musicais, com um primeiro concerto sempre em formato mais clássico e seguimos com uma jam que tenciona explorar linguagens mais modernas. Esta dicotomia de géneros musicais explora a ideia original desta associação, em que, com a jam session, os jovens das diversas áreas poderão conectar-se em networking e repartir o palco, apresentar ideias diferentes e interessantes, em interações produtivas entre músicos clássicos e os de jazz, com formações distintas, como para músicos autodidatas.

Os FATUM voltam a casa para assinalar o Natal

Os FATUM regressam ao Colégio dos Jesuítas do Funchal, com o tradicional sarau, na sexta-feira, 2 de dezembro, às 21:00. Como habitual, a entrada é gratuita e o espetáculo terá duração aproximadamente de 45 minutos.

Em 2012, a ACADÉMICA DA MADEIRA começou um programa de promoção cultural do antigo colégio, através da investigação de mais de quatro séculos de História do complexo que começou a ser construído no final do século XVI para acolher um colégio dos jesuítas portugueses. Mandado fundar pelo rei D. Sebastião, em 1569, na sequência da concordância que a província portuguesa da ordem recebeu do Geral da Companhia, Francisco Borja, o colégio funcionaria até meados do século XVIII, com a expulsão dos jesuítas do reino. Até que, em 1988, a Universidade da Madeira fosse fundada, o complexo recebeu vários ocupantes.

Luís Eduardo Nicolau
Com Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com imagem do Adobe Stock.

Palavras-chave