Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

FCT anuncia resultados provisórios do Programa RESTART

FCT anuncia resultados provisórios do Programa RESTART

A FCT anunciou os resultados provisórios do Programa RESTART, que financiará 32 projetos de I&D para apoiar o regresso de investigadores/as à atividade científica após licença parental.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou, no passado dia 23 de dezembro, os resultados provisórios da 2.ª edição do Programa RESTART. Foram analisadas 100 candidaturas, tendo sido aprovados para financiamento 32 projetos, o que corresponde a uma taxa de sucesso de 32%. Este programa representa uma importante iniciativa de apoio ao desenvolvimento de projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) em todas as áreas científicas.

Com um financiamento global de 1.587.693,00 €, o RESTART tem como objetivo principal apoiar o regresso de investigadores/as à atividade científica após uma licença parental, incluindo por adoção. Além de financiar os projetos, o programa permite a associação de recursos humanos e materiais, proporcionando melhores condições para a retoma da carreira de investigação.

Estão a decorrer as candidaturas ao Concurso Projetos Computação Avançada

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia promove, até 1 de fevereiro, o Concurso Projetos Computação Avançada (4.ª edição): A1 Acesso Desenvolvimento (lote B), aberto para investigadores desenvolver atividade em Portugal, empresas, centros de investigação, instituições sem fins lucrativos e outras entidades.

A parentalidade tem sido apontada como um desafio significativo na carreira de investigadores/as, particularmente entre as investigadoras em início de percurso. Estes desafios podem afetar a produtividade científica, a gestão de equipas e projetos, bem como o acesso a financiamento, com potenciais impactos na progressão e no planeamento das carreiras. Assim, o RESTART reforça o compromisso da FCT em promover a igualdade de género e de oportunidades na ciência, em alinhamento com as políticas nacionais e europeias.

O Programa RESTART está em conformidade com as recomendações do Conselho da União Europeia e da OCDE, que destacam a importância de conciliar a vida profissional e familiar em atividades de I&D. As instituições e os candidatos interessados têm até 15 de janeiro para apresentar pronúncias relativas aos resultados provisórios desta edição do programa.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Julia Koblitz.

Palavras-chave