A 25 de novembro decorreram as eleições para dois grupos de representantes no Conselho Geral da Universidade da Madeira (UMa). Este órgão de gestão renovou a composição de parte dos seus membros, nos lugares destinados aos professores, investigadores e trabalhadores não docentes e não investigadores.
Na eleição dos professores e investigadores, a Lista A, liderada pelo atual reitor, única candidata, obteve 105 votos favoráveis, entre 148 votantes de um universo eleitoral de 185. Registaram-se ainda quase 30% de votos não válidos, com 25 votos em branco e 18 nulos.

Sílvio Fernandes deverá ser reeleito hoje
Hoje o Conselho Geral da UMa confirma Sílvio Fernandes como reitor, numa eleição sem concorrência, e ontem a audição pública incluiu a apresentação do seu programa de ação, um período de perguntas da audiência e um debate com o Conselho Geral sobre os desafios do próximo mandato.

“Sinais de compreensão recebidos do atual Ministério e da Secretaria de Estado”
Intervenção do Presidente do Conselho Geral, Francisco Fernandes, na Sessão de Abertura do Ano Académico 2022-2023, realizada a 26 de outubro
Paralelamente, no mesmo dia, ocorreu a eleição para o representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores. A votação contou com 149 participantes, num universo de 187 eleitores. Roberto Basílio de Meneses de Sousa foi eleito com 88 votos, superando a candidata Natália Nunes Pereira Oliveira, que obteve 43 votos. Foram também registados 11 votos em branco e sete nulos.
Os resultados destas eleições acontecem num momento em que o Conselho Geral da UMa também se prepara para a escolha do próximo reitor. Sílvio Fernandes, atual ocupante do cargo, apresentou-se numa lista sem concorrência ao Conselho Geral. A sua lista integra nomes de destaque, como o antigo reitor José Carmo, podendo indicar um alinhamento estratégico da liderança anterior.

Governo mantém mandatos renováveis dos reitores e reforça papel da comunidade académica na eleição
O novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior mantém os mandatos dos reitores renováveis por quatro anos e prevê que sejam eleitos pela comunidade académica, enquanto reitores defendem maior autonomia das universidades no modelo de eleição.

Tomás Pontes lidera lista para as eleições dos representantes dos Estudantes no Conselho Geral
Sexta-feira, dia 19 de maio de 2023, acontecem as eleições para os três lugares dos estudantes no Conselho Geral da Universidade
Com uma composição diversificada, o Conselho Geral da UMa conta com 11 representantes dos professores e investigadores, três dos estudantes, um do pessoal não docente e não investigador, além de seis personalidades externas de reconhecido mérito, cooptadas pelos restantes membros. Esta composição, garante uma governação participativa, promovendo a representatividade e a coesão institucional. A renovação do órgão e a continuidade da liderança destacam-se como fatores-chave para o futuro da Universidade da Madeira.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.