Como noticiado pela Universidade da Madeira (UMa), este domingo, 15 de setembro, foram divulgados os resultados da 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). A UMa colocou 68 novos estudantes, elevando para 694 o número total de colocados, quando na 1.ª fase já haviam sido admitidos 626 alunos. A instituição, que disponibilizou 675 vagas no início do concurso, atingiu uma taxa de ocupação de 93%, registando um crescimento de 2% em comparação a 2023.
Entre os colocados, 77% escolheram a UMa como a sua primeira opção de candidatura, destacando-se uma procura superior a 90% em vários cursos. Este fator reforça a atratividade da UMa, que se tem consolidado como uma escolha preferencial para muitos candidatos. Adicionalmente, 93% dos estudantes admitidos procederam à matrícula imediatamente após a divulgação das colocações, confirmando a relevância da instituição para o ensino superior na região.
Para a 3.ª fase do CNAES, ainda restam 45 vagas disponíveis em cinco cursos distintos: Bioquímica (3 vagas), Economia (5 vagas), Matemática (10 vagas), Engenharia Eletrotécnica e Telecomunicações (12 vagas) e Engenharia de Computadores (15 vagas). A UMa espera completar a ocupação destas vagas na próxima fase, oferecendo novas oportunidades a estudantes que ainda não tenham sido colocados.
Aposta em ti e nos outros!
O papel da tutoria na tua vida Alguma vez sentiste que a tua vida, nos seus altos e baixos, é como um novelo, que dá tantas voltas e por vezes
«Triangulação» na investigação qualitativa
“Procedimentos múltiplos de validação” (Becker, 1959) Enquanto na análise quantitativa podemos aplicar métodos estatísticos que determinam a confiabilidade e a validade
A média das notas de entrada na UMa também aumentou consideravelmente este ano. Os 14,5 valores registados em 2023 aumentaram para 15 valores em 2024. Esta melhoria é acompanhada por uma média de 17,7 valores entre os estudantes colocados em primeiro lugar nos respetivos cursos, destacando o crescente nível de excelência dos candidatos.
Cinco cursos da UMa registaram notas máximas de entrada superiores a 19 valores: Comunicação, Cultura e Organizações (19,56), Gestão (19,33), Matemática (19,29), Economia (19,07) e Medicina (19,05).
Além destes, destacam-se ainda Engenharia Informática (18,63), Artes Visuais (18,57), Psicologia (18,28) e Línguas e Relações Empresariais (18,20), que registaram notas de entrada acima dos 18 valores, sublinhando a competitividade da instituição em diversas áreas.
Serão os Madrilenos capazes de manter o título?
A 17.ª edição do TROFÉU DO REITOR, o torneio interuniversitário de futsal da ACADÉMICA DA MADEIRA, volta ao campo da Quinta de São Roque, esperando reunir dezenas de jogadores. Os Madrilenos, que se sagraram campeões da prova na última edição, terão hipóteses de revalidar o título? Os Kengas F. C. , os Supremos F. C. e os Aparthinaikos duvidam.
Em Português Escorreito
Os jornais são uma fonte de informação preciosa e, em termos linguísticos, são-no incontestavelmente. Os regionais têm, até, um duplo interesse
Quando analisado o Índice de Força Institucional, que mede a relação entre o número de vagas disponíveis por uma instituição e o número de candidatos que concorreram em primeira opção a essa mesma instituição, a Universidade da Madeira posicionou-se em 4.º lugar entre 13 instituições públicas mais procuradas, só atrás da Universidade do Porto, do ISCTE e da Universidade Nova de Lisboa. A UMa teve 897 candidatos em primeira opção para 675 vagas, representando uma taxa de procura de 133%, evidenciando o elevado interesse e competitividade para estudar na Madeira.
Num comentário final divulgado pela Universidade, com as colocações da 3.ª fase, nos CTeSP, pós-graduações e cursos breves (como o de Português Não Materna), a instituição espera continuar “neste percurso de crescimento e consolidação da sua política formativa, que fica cabalmente completa quando associada às componentes de investigação científica, de internacionalização, de extensão universitária e de serviço à sociedade”.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.