Ana Salgueiro e Jerónimo Pizarro, responsável pelo n.º 5 da revista TRANSLOCAL, referiram que a escolha do Museu Henrique e Francisco Franco “para acolher o lançamento da mais recente edição da TRANSLOCAL prendeu-se com o facto de se tratar de uma instituição funchalense que acolhe uma importante coleção de obras destes dois artistas plásticos madeirenses que, nas primeiras décadas do século XX, desenvolveram a sua formação e o seu trabalho criativo e expositivo entre várias cidades (Paris, Funchal, Lisboa, Nova Iorque, Rio de Janeiro, etc.), ancorados em dinâmicas de um continuado cruzamento entre línguas e linguagens artísticas, culturas e propostas estéticas, ou seja, em reiterados processos de tradução”. Os coordenadores reforçam que “a esse facto, a circunstância do n.º 5 da revista resultar de uma parceria internacional com a Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa (escritor português contemporâneo dos irmãos Franco, que em Lisboa e Paris tiveram amigos comuns), através da colaboração de Jerónimo Pizarro (diretor da cátedra na Universidad de Los Andes, Bogotá) como coordenador convidado desta edição”.
A sessão de lançamento contou, como referiu a coordenação da revista, “com a apresentação, por Alcina Pereira de Sousa, do número agora publicado. Alcina Pereira de Sousa é professora auxiliar com nomeação definitiva na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, onde tem lecionado desde 1993 e onde se doutorou em Linguística Inglesa, Linguística Aplicada, em 2005. Para além de tradutora, é também investigadora integrada do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa – ULICES, tendo como principais interesses académicos: a análise do discurso, a pragmática intercultural, a estilística e a leitura crítica e criativa em língua estrangeira, a interface linguística e literatura, bem como linguagem e identidade”.

Bruxas e demónios são tema da nova obra de Xavier Miguel
Numa investigação realizada para a sua dissertação de mestrado, Xavier Miguel apresenta-nos as figuras do mal presentes na literatura madeirense no século XX. A obra será apresentada no dia 13 de setembro, às 18.30, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Novo número da Coleção Baltazar Dias é uma peça inédita de Marcela Costa
A Câmara Municipal do Funchal , em coedição com a IMPRENSA ACADÉMICA, continua a editar a Coleção Baltazar Dias, destinada a
No final da sessão, estudantes e professores da Escola Secundária de Francisco Franco, realizaram um “momento de leitura em voz alta de poemas de autores colombianos e madeirenses que o n.º 5 da TRANSLOCAL reuniu, em duas pequenas antologias, na secção Olhares Cruzados”. Ana Salgueiro e Jerónimo Pizarro referiram que “assim, jovens leitores madeirenses, falantes nativos de português, partilharam connosco a sua leitura de poemas colombianos traduzidos para português; por outro lado, jovens leitores lusodescendentes atualmente a residir na Madeira e que têm o espanhol como língua materna darão voz a poesia madeirense, dita em língua espanhola”.
A TRANSLOCAL é uma publicação do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal, com edição da IMPRENSA ACADÉMICA, uma das chancelas da ACADÉMICA DA MADEIRA.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia da capa da revista.