TRANSLOCAL lança o 5.º número

TRANSLOCAL lança o 5.º número

O Museu Henrique e Francisco Franco acolheu, sexta-feira, a sessão de lançamento do n.º 5 da revista TRANSLOCAL.

Ana Salgueiro e Jerónimo Pizarro, responsável pelo n.º 5 da revista TRANSLOCAL, referiram que a escolha do Museu Henrique e Francisco Franco “para acolher o lançamento da mais recente edição da TRANSLOCAL prendeu-se com o facto de se tratar de uma instituição funchalense que acolhe uma importante coleção de obras destes dois artistas plásticos madeirenses que, nas primeiras décadas do século XX, desenvolveram a sua formação e o seu trabalho criativo e expositivo entre várias cidades (Paris, Funchal, Lisboa, Nova Iorque, Rio de Janeiro, etc.), ancorados em dinâmicas de um continuado cruzamento entre línguas e linguagens artísticas, culturas e propostas estéticas, ou seja, em reiterados processos de tradução”. Os coordenadores reforçam que “a esse facto, a circunstância do n.º 5 da revista resultar de uma parceria internacional com a Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa (escritor português contemporâneo dos irmãos Franco, que em Lisboa e Paris tiveram amigos comuns), através da colaboração de Jerónimo Pizarro (diretor da cátedra na Universidad de Los Andes, Bogotá) como coordenador convidado desta edição”.

A sessão de lançamento contou, como referiu a coordenação da revista, “com a apresentação, por Alcina Pereira de Sousa, do número agora publicado. Alcina Pereira de Sousa é professora auxiliar com nomeação definitiva na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, onde tem lecionado desde 1993 e onde se doutorou em Linguística Inglesa, Linguística Aplicada, em 2005. Para além de tradutora, é também investigadora integrada do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa – ULICES, tendo como principais interesses académicos: a análise do discurso, a pragmática intercultural, a estilística e a leitura crítica e criativa em língua estrangeira, a interface linguística e literatura, bem como linguagem e identidade”.

Conhece o VÍCIO IMPUNE?

Lançada em março deste ano, na 50.ª Feira do Livro do Funchal, VÍCIO IMPUNE, de Leonor Martins Coelho, foi editada pela IMPRENSA ACADÉMICA, uma das chancelas editoriais da ACADÉMICA DA MADEIRA.

No final da sessão, estudantes e professores da Escola Secundária de Francisco Franco, realizaram um “momento de leitura em voz alta de poemas de autores colombianos e madeirenses que o n.º 5 da TRANSLOCAL reuniu, em duas pequenas antologias, na secção Olhares Cruzados”. Ana Salgueiro e Jerónimo Pizarro referiram que “assim, jovens leitores madeirenses, falantes nativos de português, partilharam connosco a sua leitura de poemas colombianos traduzidos para português; por outro lado, jovens leitores lusodescendentes atualmente a residir na Madeira e que têm o espanhol como língua materna darão voz a poesia madeirense, dita em língua espanhola”.

A TRANSLOCAL é uma publicação do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal, com edição da IMPRENSA ACADÉMICA, uma das chancelas da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia da capa da revista.

Palavras-chave