Funchal celebra o Dia Internacional da Juventude

Funchal celebra o Dia Internacional da Juventude

A autarquia oferece "dois dias repleto de experiências divertidas, de âmbito lúdico, desportivo e aquático, que decorrem de forma gratuita para a prática de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis".

A juventude enfrenta problemas em várias áreas como na habitação, na educação e na saúde mental. Ainda em julho, a ministra Maria do Rosário Palma Ramalho, que tutela o trabalho, considerou que o “desemprego jovem atingiu taxas que não são admissíveis”. As declarações aconteceram na cerimónia de apresentação do novo relatório do Centro de Relações Laborais (CRL).

No mês de agosto, quando se assinala o Dia Internacional da Juventude, existe a vontade de refletir sobre as políticas locais, regionais e nacionais nesta matéria. Recorde-se que o governo tem, através do ministério que tutela a juventude, publicado vários diplomas em matéria fiscal e no quadro da habitação. Ainda no final de 2023, a autarquia do Funchal, na sessão temática “Jovens do Município do Funchal com benefícios fiscais para aquisição de habitação própria”, esclareceu a população sobre “o regime mais favorável resultante da aprovação da alteração no Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Fiscais à Aquisição de Habitação Urbana por Jovens do Município do Funchal”.

Há alguns anos a cidade do Funchal conta com um Plano Municipal de Juventude, que pretende “agregar e otimizar as políticas de juventude no município”. Há, portanto, um reconhecimento que os jovens devem ser alvo de políticas particulares, como outros segmentos da população.

O Dia Internacional da Juventude, instituído pela Organização das Nações Unidas, também pretende a conscientização da sociedade sobre problemas que afetam a juventude em todo o mundo. Além disso, a data é assinalada em todo o mundo com várias atividades. O munícipio do Funchal decidiu celebrar a efeméride em dois dias. Neste domingo e amanhã, são promovidas “diversas atividades aquáticas e a atividades radicais, como o slide e a escalada, entre as 16:00 e as 19:00, no Lido Poente”, adianta a autarquia.

Jovens e Rebeldes

Enquanto um grupo de trabalhadores tunisianos colhe figos, várias tunisianas criam amizades entre si através da partilha das suas opiniões sobre diversos assuntos. Algumas namoriscam com rapazes ao redor, enquanto outras expressam descontentamento com as limitações das suas vidas numa sociedade ainda profundamente patriarcal.

Helena Leal, vereadora que tem o pelouro da juventude, referiu que a data serve para “chamar à atenção para a importância dos jovens na construção de uma sociedade mais próspera, como também proporcionar momentos de lazer e diversão, associados à prática desportiva e à adoção de estilos de vida mais saudáveis e seguros, sensibilizando para a prevenção de comportamentos de risco”.

Como indicado pela Câmara, a “atividade resulta da colaboração entre a Divisão de Juventude e diversos parceiros do Município, nomeadamente a empresa Frente Mar Funchal e a Via Activa”.

Luís Eduardo Nicolau
Com Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Brooke Cagle.

Palavras-chave