427 estudantes na GRADUAÇÃO

427 estudantes na GRADUAÇÃO

Com o final do ano letivo, centenas de universitários madeirenses terminam os seus estudos, celebrando, com as suas famílias e amigos esse momento. Hoje, o largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal acolhe as cerimónias de GRADUAÇÃO dos finalistas.
As cerimónias de GRADUAÇÃO dos estudantes da Universidade da Madeira aconteceram, em junho de 2023, no Largo do Colégio dos Jesuítas do Funchal.

É um evento que marca simbolicamente o termo do curso pelos finalistas. Este ano realiza-se a 29 de julho, a partir das 10:00. A cerimónia conta, em 2024, com 427 estudantes finalistas da Universidade da Madeira (UMa) e milhares de convidados, entre familiares, amigos, colegas e muitos curiosos.

Decorrerá num recinto preparado pela ACADÉMICA DA MADEIRA, frente aos Paços do Concelho do Funchal, e cuja organização contou com o apoio de vários departamentos da Câmara Municipal, que cederam cadeiras de forma a que mais público possa assistir à cerimónia de forma mais confortável.

O dia começará com as intervenções do Magnífico Reitor da UMa e da Presidente da Câmara Municipal do Funchal, e com a habitual mensagem de felicitações do anfitrião, o Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, Ricardo Freitas Bonifácio. Os mestres da cerimónia serão Maria Beatriz Ricardo, estudante de Medicina, Carolina Silva, finalista de Educação Física e Desporto, e João Pedro Freitas, antigo estudante de Gestão, membros do Departamento de Cultura da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Transportes públicos

A ilha da Madeira é coberta, em todo o seu território, por transportes públicos que, na maioria dos casos, seguem para o centro do Funchal. No entanto, e apesar desta

A GRADUAÇÃO decorrerá com a entrega de um diploma simbólico a cada finalista, que será chamado ao palco, acompanhado da pessoa que o apadrinha. Segue-se uma atuação dos FATUM – grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, com tradicionais baladas de despedida, conforme dita a tradição académica.

No final, o histórico Colégio dos Jesuítas acolhe, no Pátio dos Estudantes, um convívio entre finalistas e convidados, com o habitual Madeira de Honra e as fotografias da praxe.

ACADÉMICA DA MADEIRA tem trabalhado vários meses, envolvendo dezenas de jovens voluntários na concretização destas cerimónias.
A procura da maior comodidade dos participantes, levou a ACADÉMICA a realizar a GRADUAÇÃO pela manhã, pelo menor calor, e a aumentar o número de lugares disponibilizados para os finalistas e os seus convidados.

Tuna Universitária da Madeira recebe prémio no Porto

Regressada do Porto, a TUMa participou, há duas semanas, no Festival Internacional de Tunas Universitárias da Universidade Portucalenses, organizado pela Tuna Académica da Universidade Portucalenses, onde se sagrou “Tuna mais Tuna”.

Com 427 inscrições, a GRADUAÇÃO de 2024 já supera, em número de finalistas participantes, as dos anos anteriores, sendo uma das mais populares desde o estabelecimento do CARUNCHO, designação dada às festividades de final de curso na Madeira, nos anos 90. Em 2024, todos os finalistas realizaram a sua inscrição através de uma base de dados propositadamente criada pela ACADÉMICA DA MADEIRA para o efeito, desenvolvida por estudantes e antigos estudantes da UMa na área de informática.

Apesar de não haver obrigatoriedade, para maior solenidade e simbolismo, a ACADÉMICA aconselhou os finalistas a trajar, mantendo-se uma tradição estudantil com mais de três décadas na nossa ilha. É de notar que, apesar de a comunidade académica da UMa usar o chamado traje nacional, de capa e batina negras, muitos estudantes optam pelo uso de um traje de cor azul escuro. O traje azul dos estudantes da Universidade remonta aos primeiros anos da UMa, e caracteriza-se, entre outros, pelo uso de casaco em vez de batina e pela assimetria da capa. É, na verdade, um dos únicos três trajes académicos de cor azul escuro do país, a par dos dos estudantes do Algarve e dos Açores.

As quatro centenas de finalistas esperadas são estudantes de cursos profissionais, licenciatura, mestrado e doutoramento, lecionados na UMa, por quatro faculdades – Ciências Exatas e da Engenharia, Ciências Sociais, Artes e Humanidades e Ciências da Vida – e duas escolas superiores – Tecnologias e Gestão e Superior de Saúde.

Nós et al.

Et al. é abreviatura da expressão latina et alii (“e outros”) e utiliza-se nas referências bibliográficas, para identificar uma obra com

LER MAIS...

Prevê-se que a cerimónia tenha uma duração aproximada de 150 minutos, de forma a celebrar cada estudante finalista pelo final do seu percurso académico. Os graduados serão chamados ao palco, por ordem alfabética da faculdade e do curso que frequentaram e do seu nome, para receberem o diploma e realizarem a fotografia oficial com a pessoa que apadrinha.

Aquando da sua inscrição, cada finalista recebeu um conjunto de convites formais para envolver, de forma especial e solene, os seus mais queridos nesta cerimónia.

Entre familiares, amigos e colegas, esperam-se milhares de convidados, sem contar com as centenas de curiosos, locais e turistas que, da fachada do Colégio dos Jesuítas ou noutras parte da praça do Município, se juntam para assistir.

Mistérios Desvendados

Um conhecido ator espanhol, Julio Arenas, desaparece durante as filmagens de um filme à beira-mar. Apesar de a polícia sugerir um acidente, o corpo nunca é encontrado. Muitos anos depois, um programa de televisão revisita o mistério, revelando imagens exclusivas das últimas cenas gravadas, capturadas pelo seu grande amigo, o realizador Miguel Garay.

Como habitualmente, para os finalistas que desejem participar da celebração religiosa católica, o Departamento da Pastoral do Ensino Superior (DPES), organiza a Bênção das Pastas, presidida pelo Bispo do Funchal. A cerimónia decorrerá na Sé do Funchal, Igreja Catedral de Nossa Senhora da Assunção, a partir das 15.30 e as portas do templo abrem uma hora antes do início. A animação ficará a cargo do Coro Universitário da Madeira, valência do DPES.

Esta é a tradicional bênção lançada sobre as pastas onde os finalistas transportam as fitas de finalista, das cores das suas áreas de formação, que transportam as mensagens de felicitação dos seus mais queridos. Noutras universidades portuguesas, a cerimónia religiosa chama-se Bênção dos Finalistas, nome não usado na Madeira, sendo que originalmente a designação usada na UMa era Bênção das Fitas.

A diversão noturna está assegurada. A ACADÉMICA recebe os finalistas e demais estudantes na discoteca Copacabana, para o Baile de Finalistas.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.