meu amigo para a vida
de quem me desencontrei definitivamente
numa esquina fatal
no ano já longínquo de dois mil e um
1.ª estrofe de “maurício fernandes” de Carlos Nogueira Fino, in TRÊS ESTAÇÕES E UM SOLSTÍCIO (2023)
Depois de São Vicente, Santana, Machico, Porto Moniz, Porto Santo e Santa Cruz, a ARTWALK chega ao Funchal onde ficará até 31 de dezembro. Deixando a Quinta do Revoredo, a mostra conjunta que homenageia Maurício Fernandes, será instalada esta semana no Centro Cultural da Quinta Magnólia.

O Oráculo de 2022? Sergei Loznitsa conta-nos tudo…
A bacia hidrográfica de Donbass, localizada no extremo leste da Ucrânia, próximo à fronteira com a Rússia, ganhou protagonismo às mãos de uma guerra entre correntes pró-Ucrânia e pró anexação

A Odisseia de Argélia por Karim Aïnouz
“Marinheiro das Montanhas é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai
ARTWALK é projeto da MOVE – Associação Cultural, Criativa e Artística da Madeira, criada por Filipa Jasmins Freitas e Fábio Teles, antigos alunos de artes plásticas e de design da Universidade da Madeira. A ARTWALK conta com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional de Cultura e de vários municípios da Madeira.
Trata-se de uma homenagem ao escultor Maurício Fernandes, antigo docente da Universidade, na forma de uma mostra itinerante que percorrer oito dos onze concelhos da Região e que contou com a participação de vários artistas e criativos nas mais variadas áreas de expressão, que travaram com o professor, entre colegas, amigos ou mesmo alunos.
A inauguração na Quinta Magnólia foi na sexta-feira, dia 22 de setembro, pelas 11:00.
Sobre Maurício Fernandes
Nasceu em 1951. Formado em escultura pela Academia de Música e Belas Artes da Madeira, em 1975, onde deu aulas como assistente. Além da escultura, dedicou-se ao design. Também deu aulas no Instituto de Artes Plásticas da Madeira, como primeiro Assistente, em 1984. O antigo Instituto viria a integrar a Universidade da Madeira. O professor faleceu em 2001.

O artista do momento: o Homem do Paleolítico
Inaugura no dia 21 de abril na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa a exposição “O Artista do Momento: O Homem do Paleolítico” do cartoonista Luís Afonso. Esta iniciativa surge

Funchal abre portas aos jovens artistas
Pedro Calado inaugurou Ceramic Art Madeira 2022, da artista plástica Luz Henriques, no Teatro Municipal de Baltazar Dias. O Presidente da
Em 2023, a IMPRENSA ACADÉMICA editou, na coleção ILUSTRES (DES)CONHECIDOS, o inédito de poesia TRÊS ESTAÇÕES E UM SOLSTÍCIO de Carlos Nogueira Fino, detentor dos prémios Leacock de Produção Literária (1987) e Edmundo de Bettencourt de Poesia (1996). Na obra, Nogueira Fino dedicou um dos seus poemas, realizados durante o confinamento resultante da Pandemia de Covid-19, à memória do escultor de quem foi amigo, “maurício fernandes”.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Zach Key.