Procurar
Close this search box.

És um estudante de promessas ou de realizações?

Com as primeiras frequências realizadas, uma longa lista de promessas começa a ser ritualmente construída: “Para a próxima frequência irá ser diferente.”, “No próximo semestre, estudarei com mais antecedência.”, “No próximo semestre irei às aulas.”, promessas às quais se acrescentam outras tantas.

Já fizeste promessas semelhantes a estas? Quantas destas conseguiste, efetivamente, cumprir? Poucas…?! Nenhumas…?!

Perguntamos-te, por isso, porque não te decides a ser um estudante também de realizações?

As tuas promessas podem revelar que tens objetivos académicos claros e bem definidos (estudar com antecedência, ir às aulas…). No entanto, podem co-existir vários desafios estratégicos que dificultam a concretização destes objetivos.

Como podes, então, alcançar os teus objetivos?

Embora não haja uma fórmula secreta para o fazer, tens dois recursos à tua disposição que podem sortir o mesmo efeito. Um desses recursos está em ti e o outro está na tua lista de contactos. Estes recursos, juntos, ajudam a tornar bem-sucedido o teu percurso universitário.

No entanto, sabemos o quão, por vezes, é difícil juntar estes dois recursos. Por isso, desenvolvemos por ti e para ti, gratuitamente, o Programa PARES (Progresso, Adaptação e Realização no Ensino Superior). Este programa de tutoria é realizado por estudantes mais experientes, teus colegas, que receberam formação para poder ajudar-te, atuando sempre sob a coordenação das mentoras do projeto e psicólogas do SCP-UMa.

Através de reuniões semanais ou quinzenais (dependendo das tuas necessidades); bem como através de atividades dinâmicas e workshops temáticos, que são realizados no decurso do programa, podes aprender a concretizar os teus objetivos académicos através da aprendizagem de técnicas de estudo e memorização, técnicas para sintetizar e resumir a informação, estratégias de gestão de tempo e stress e, por fim, técnicas que poderão contribuir para o alargamento e fortalecimento da tua rede social no mundo real (Face to face, conheces?)

Se és estudante, novo na UMa ou, simplesmente, queres maximizar o teu rendimento académico, então este programa é feito à tua medida!

Programas semelhantes foram já implementados em outras instituições de ensino superior e ajudaram os estudantes a desenvolver competências transversais, fulcrais no decurso do percurso académico e futuro profissional. Competências como: comunicar assertivamente, trabalhar em equipa e falar em público, entre outras, são desenvolvidas e irão certamente diferenciar-te dos outros cem ou mil candidatos com os quais te confrontarás numa futura candidatura a trabalho.

Interessado no Programa PARES? Poderás inscrever-te através de servicoconsultapsicologica@uma.pt ou dos contactos 291209498 / 918159467. Consulta para mais informações http://scp.uma.pt.

Não te esqueças: só conseguirás alcançar os teus objetivos, se fores um estudante não apenas de promessas, mas também de realizações. Aceitas o desafio?

Serviço de Consulta Psicológica da UMa

DESTAQUES