As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

estudante

Consulta do Estudante Universitário no Centro de Saúde do Bom Jesus

Destinado aos estudantes universitários da Região Autónoma da Madeira (RAM), assim como aos estudantes universitários insulares deslocados no continente português. Este serviço possibilita cuidados de saúde integrais e de acesso rápido, através de consultas presenciais e telefónicas. O Serviço de Saúde da RAM disponibiliza no Centro de Saúde do Bom Jesus a Consulta do Estudante Universitário destinada a jovens e adultos. A Consulta do Estudante Universitário é um serviço de assistência médica e de enfermagem que funciona semanalmente, desde o ano 2020, no Serviço de Atendimento ao Jovem sediado no Centro de Saúde do Bom Jesus. Destinado aos estudantes universitários da RAM, assim como aos estudantes universitários insulares deslocados no continente português. Este serviço possibilita cuidados de saúde integrais e de acesso rápido, através de consultas presenciais e telefónicas. Brevemente, a Consulta do Estudante Universitário estará também disponível na modalidade de telemedicina, o que permitirá o acesso adequado à realidade de cada estudante. O acesso a estas consultas é realizado através do Portal do Utente, pelo telefone +351 291 208 700 ou pelo endereço de correio electrónico do centro de saúde: cs.bomjesus@sesaram.pt. Este serviço de saúde ao estudante universitário, anteriormente prestado pelo médico Francisco Macedo, é agora assegurado pela médica Cristina Ornelas, especialista em Medicina Geral e Familiar e no Atendimento ao Jovem. Texto do Governo Regional da Madeira Com fotografia de Sander Sammy.

LER MAIS...

Provedor do Estudante

João Filipe Pereira Nunes Prudente, aprovado pelo Conselho Geral da Universidade da Madeira (UMa) como Provedor do Estudante, deixou uma mensagem a toda comunidade na sua tomada de posse. Num momento em que tomo posse como Provedor do Estudante da Universidade da Madeira, na sequência da aprovação pelo Conselho Geral, no passado dia 24 de junho de 2022, da deliberação 276/2022, não posso deixar de saudar todos os estudantes da nossa Universidade. Saúdo igualmente os responsáveis das unidades orgânicas, dos Conselhos Pedagógicos e da estrutura Associativa dos estudantes a Académica da Madeira. Saúdo ainda toda a comunidade académica, órgãos e serviços da Universidade, com os quais se torna imprescindível articular a nossa ação no sentido de garantir a defesa e a promoção dos direitos e interesses dos estudantes. A qualidade do ensino da Universidade da Madeira também passa pela ação do Provedor e da comunicação e colaboração deste com os órgãos, unidades, serviços e diferentes agentes da Universidade. Vivemos numa sociedade complexa e num tempo de incertezas e mudanças, em que o papel de mediador do Provedor será um importante contributo para garantir o que prevê o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES) e os Estatutos da Universidade da Madeira explicitam, quanto às competências do Provedor do Estudante e que faço questão de referir: 1) Compete ao Provedor do estudante a defesa e a promoção dos direitos e interesses legítimos dos estudantes no âmbito da Universidade, apreciando as reclamações que lhe são apresentadas e dirigindo aos competentes órgãos as recomendações que considere adequadas; 2) A atividade do Provedor desenvolve-se em articulação com a Associação Académica, com as unidades orgânicas e com os órgãos e serviços da Universidade, designadamente com os Conselhos Pedagógicos. O Provedor do Estudante é um órgão independente, sem poder decisório, mas que baseado na sua experiência e conhecimento, contribui através da sua ação e proatividade para a defesa dos direitos e interesses dos estudantes, ajudando no desenvolvimento e melhoria da organização e funcionamento da nossa Universidade. Em colaboração com toda a academia, procura soluções para os problemas apresentados, acompanha os processos e emite recomendações sempre e quando se afigurem necessárias. João Filipe Pereira Nunes Prudente Provedor do Estudante da UMa Com fotografia de Cathryn Lavery.

LER MAIS...

Renovações de inscrições com problemas no sistema

A Unidade de Assuntos Académicos divulgou, em julho, o prazo para a renovação da inscrição do ano letivo 2022-2023: entre 1 e 15 de setembro de 2022. O mês de Setembro arranca com problemas no sistema de renovação da inscrição dos alunos, impedindo que alguns estudantes consigam concretizar a sua intenção de inscrição no novo ano letivo que arranca dentro de duas semanas. A ET AL. teve acesso a testemunhos de problemas na plataforma InfoAlunos, que impediram a renovação da inscrição. A situação deverá estar normalizada em pouco tempo, sendo apenas necessário que os estudantes aguardem para concretizar a sua intenção, sem a necessidade de se preocuparem. Caso o estudante continue a enfrentar problemas para renovar a sua inscrição, deverá contatar o Gabinete de Apoio ao Estudante da Universidade da Madeira, através do endereço apoio.estudante@mail.uma.pt. A obrigação de possuir uma inscrição ativa, estando regularmente inscrito, é fundamental para concorrer a diversos programas de apoio social que existem na região, promovidos pelo governo regional, por câmaras e entidades privadas. Além disso, o acesso ao passe sub23 obriga a inscrição no Ensino Superior. Luís Eduardo Nicolau ET AL. Com fotografia de Scott Rodgerson.

LER MAIS...

Afinal, o que significa estudar na Ilha da Madeira?

Para alguns é apenas um prolongamento do Secundário que culmina num mero estatuto social. Para outros, uma aventura! A Universidade da Madeira e outras instituições de ensino superior madeirenses possuem uma vasta oferta formativa para variados gostos, possibilidades e contextos. Mas será que estamos em pé de igualdade com o território continental, ou até mesmo internacional? Para quem chega, a ilha pode revelar-se o palco de uma cultura tradicional onde o choque se preconiza numa adaptação lúdico-urbana. A verdade é que o local de origem do estudante condiciona a sua experiência, fazendo das expectativas cenários onde há sempre lugar para a redescoberta e a permuta de conhecimentos nos demais contextos e interações. No ponto de vista dos pais ou tutores, o facto de os seus filhos permanecerem na ilha traz certas vantagens como: A segurança nas ruas, a quietude social, o aconchego familiar e o factor económico. Contrariamente, o custo de oportunidade de não ingressar em centros com ranking superior, a oferta limitada e o plano de estudos, que poderá não estar de acordo com o que pretendemos aprender, surgem no outro prato da balança. Mas estudar não é apenas sinónimo de conteúdo académico! Significa igualmente um caminho onde cada experiência conta. A ilha da Madeira proporciona um vasto leque de possibilidades: desde os centros históricos, à arquitetura que vagueia entre o antiquado e o contemporâneo, às altitudes que sustêm a respiração, às calçadas, aos jardins, aos sotaques, aos ínfimos recantos desta ilha haverá sempre conhecimento a transbordar! E tudo isto provoca a crítica e a audácia num estudante. Seja qual for a razão que leva um aluno a permanecer ou a viajar para esta ilha, não sairá sabendo menos do que antes, e deve antes entender que em cada palavra de um docente há algo a algum fundamento de erudição. Natália Guiomar Barbosa

LER MAIS...

10 Conselhos para a tua vida académica

O ano lectivo já começou e, consequentemente, a tua vida académica também. Estes irão ser os melhores anos da tua vida. Porém, podes ser assolado por muitas dúvidas, a adaptação ao ensino superior pode ser difícil e até um pouco assustadora no início. No fim do primeiro ano, a UMa será como uma segunda casa, uma segunda família para ti. Estes conselhos irão, espero eu, tornar o processo de adaptação mais rápido e simples. 1 Entrar na universidade é fácil, difícil é sair! O aspecto mais importante da academia e o motivo que te obriga a desembolsar cerca de cem euros todos os meses. A educação é o que nos permite evoluir na nossa vida e o que nos torna animais (mais) racionais. A inércia é tentadora, contudo não compensa se for necessário repetir cadeiras. 2 Não te isoles! Quando chegas à universidade sem conhecer ninguém, a integração pode parecer mais complicada. Não tenhas medo, pois logo nos primeiros meses já vais ter mais amigos. 3 Respeito acima de tudo! Lembra-te de que não és o único membro da Academia. Os regulamentos não existem para serem ignorados. Os outros alunos, os professores e os funcionários devem ser respeitados. 4 Cuidado com os teus hábitos alimentares! É mais rápida, mais prática e mais deliciosa, mas comer fast-food todos os dias é prejudicial e mais caro. A refeição na cantina universitária é equilibrada, saudável e económica. 5 Fica atento às despesas! O mais certo é chegares ao fim do mês com pouco ou nenhum dinheiro na conta. Tenta poupar algum todos os meses para uma emergência pois, garanto-te, que, mais cedo ou mais tarde, irás necessitar. 6 As bolsas são uma grande ajuda! Mesmo que já te tenha sido atribuída a bolsa da DGES, concorre a bolsas de outras instituições público-privadas, porque um rendimento extra dá sempre jeito. As que são atribuídas pelas câmaras municipais são um dos muitos exemplos. 7 Noites perdidas, cadeiras chumbadas! Dormir é uma das poucas armas que tens contra o stress. Tens tempo de estudar durante o dia, desde que não deixes o trabalho para o último momento. Logo dorme bem (excepto no fim-de-semana), caso contrário o teu corpo e a tua mente vão sofrer. 8 A praxe é fixe! É chato encher. Todavia, a praxe pode ser divertida. Este é o único ano em que podes libertar o louco que tens dentro de ti, sem que te internem num asilo psiquiátrico. Só precisas de te lembrar de que não és obrigado a fazer o que não queres. 9 Bebe moderadamente! Sair à noite com os amigos é outra das formas que tens de desanuviar, mas não cometas excessos. Se não te controlares, o mais certo é arrependeres-te no dia seguinte de tudo o que fizeste, isto se tiveres alguma memória do que aconteceu. 10 Vive o espírito académico e diverte-te! Estes anos irão proporcionar-te algumas das melhores memórias da tua vida e como não duram para sempre, aproveita enquanto podes. Estuda, faz novas amizades, paixões de uma noite (ou mais), amores, sê praxado, praxa e, acima de tudo, diverte-te. Miguel Andrade Estudante da UMa

LER MAIS...

Dia Nacional do Estudante

“Melhor Ensino, Menos Polícias. Menos espingardas, quartéis, repressão.” Isto exigiam os estudantes universitários no princípio de Março de 1962. Meses antes Santos Júnior, Ministro do Interior, havia ameaçado as AE’s com a PIDE em caso de insurreição. Entre 3 e 4 de Fevereiro, na Associação de Económicas de Lisboa criou-se o Secretariado Nacional para representar os universitários portugueses e marcou-se o I Encontro Nacional, em Coimbra. A 28 de Fevereiro o Via Latina anunciou o programa do Encontro, entre 9 e 11 de Março, mas o movimento foi proibido, a 2 de Março, por notificação da Direcção da Académica de Coimbra pelo Comando da PSP. A Direcção chegou a pedir uma audiência a Lopes de Almeida, Ministro da Educação, seguindo para Lisboa para juntar-se à Reuniões-Inter-Associações, face à gravidade da situação. O Ministro recusou a audiência e a reunião foi tensa e cheia de ameaças. A 9 de Março, Lisboa e Coimbra viram a polícia a barrar autocarros cheios de estudantes que se deslocavam ao I Encontro Nacional. A contenda foi particularmente forte em Coimbra e a Crise teve início, com as autoridades a encerrarem a sede da Académica de Coimbra. Nos meses seguintes, vários estudantes foram expulsos das universidades e outros tantos acabarem encarcerados. Que estudante hoje faria este tipo de sacrifício por um bem maior? Algo se perdeu com o tempo… Carlos Diogo Pereira Alumnus da UMa

LER MAIS...

És um estudante de promessas ou de realizações?

Com as primeiras frequências realizadas, uma longa lista de promessas começa a ser ritualmente construída: “Para a próxima frequência irá ser diferente.”, “No próximo semestre, estudarei com mais antecedência.”, “No próximo semestre irei às aulas.”, promessas às quais se acrescentam outras tantas. Já fizeste promessas semelhantes a estas? Quantas destas conseguiste, efetivamente, cumprir? Poucas…?! Nenhumas…?! Perguntamos-te, por isso, porque não te decides a ser um estudante também de realizações? As tuas promessas podem revelar que tens objetivos académicos claros e bem definidos (estudar com antecedência, ir às aulas…). No entanto, podem co-existir vários desafios estratégicos que dificultam a concretização destes objetivos. Como podes, então, alcançar os teus objetivos? Embora não haja uma fórmula secreta para o fazer, tens dois recursos à tua disposição que podem sortir o mesmo efeito. Um desses recursos está em ti e o outro está na tua lista de contactos. Estes recursos, juntos, ajudam a tornar bem-sucedido o teu percurso universitário. No entanto, sabemos o quão, por vezes, é difícil juntar estes dois recursos. Por isso, desenvolvemos por ti e para ti, gratuitamente, o Programa PARES (Progresso, Adaptação e Realização no Ensino Superior). Este programa de tutoria é realizado por estudantes mais experientes, teus colegas, que receberam formação para poder ajudar-te, atuando sempre sob a coordenação das mentoras do projeto e psicólogas do SCP-UMa. Através de reuniões semanais ou quinzenais (dependendo das tuas necessidades); bem como através de atividades dinâmicas e workshops temáticos, que são realizados no decurso do programa, podes aprender a concretizar os teus objetivos académicos através da aprendizagem de técnicas de estudo e memorização, técnicas para sintetizar e resumir a informação, estratégias de gestão de tempo e stress e, por fim, técnicas que poderão contribuir para o alargamento e fortalecimento da tua rede social no mundo real (Face to face, conheces?) Se és estudante, novo na UMa ou, simplesmente, queres maximizar o teu rendimento académico, então este programa é feito à tua medida! Programas semelhantes foram já implementados em outras instituições de ensino superior e ajudaram os estudantes a desenvolver competências transversais, fulcrais no decurso do percurso académico e futuro profissional. Competências como: comunicar assertivamente, trabalhar em equipa e falar em público, entre outras, são desenvolvidas e irão certamente diferenciar-te dos outros cem ou mil candidatos com os quais te confrontarás numa futura candidatura a trabalho. Interessado no Programa PARES? Poderás inscrever-te através de servicoconsultapsicologica@uma.pt ou dos contactos 291209498 / 918159467. Consulta para mais informações http://scp.uma.pt. Não te esqueças: só conseguirás alcançar os teus objetivos, se fores um estudante não apenas de promessas, mas também de realizações. Aceitas o desafio? Serviço de Consulta Psicológica da UMa

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS