Procurar
Close this search box.

Provedor do Estudante

João Filipe Pereira Nunes Prudente, aprovado pelo Conselho Geral da Universidade da Madeira (UMa) como Provedor do Estudante, deixou uma mensagem a toda comunidade na sua tomada de posse.

Num momento em que tomo posse como Provedor do Estudante da Universidade da Madeira, na sequência da aprovação pelo Conselho Geral, no passado dia 24 de junho de 2022, da deliberação 276/2022, não posso deixar de saudar todos os estudantes da nossa Universidade. Saúdo igualmente os responsáveis das unidades orgânicas, dos Conselhos Pedagógicos e da estrutura Associativa dos estudantes a Académica da Madeira. Saúdo ainda toda a comunidade académica, órgãos e serviços da Universidade, com os quais se torna imprescindível articular a nossa ação no sentido de garantir a defesa e a promoção dos direitos e interesses dos estudantes.

A qualidade do ensino da Universidade da Madeira também passa pela ação do Provedor e da comunicação e colaboração deste com os órgãos, unidades, serviços e diferentes agentes da Universidade.

Vivemos numa sociedade complexa e num tempo de incertezas e mudanças, em que o papel de mediador do Provedor será um importante contributo para garantir o que prevê o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES) e os Estatutos da Universidade da Madeira explicitam, quanto às competências do Provedor do Estudante e que faço questão de referir:

1) Compete ao Provedor do estudante a defesa e a promoção dos direitos e interesses legítimos dos estudantes no âmbito da Universidade, apreciando as reclamações que lhe são apresentadas e dirigindo aos competentes órgãos as recomendações que considere adequadas;

2) A atividade do Provedor desenvolve-se em articulação com a Associação Académica, com as unidades orgânicas e com os órgãos e serviços da Universidade, designadamente com os Conselhos Pedagógicos.

O Provedor do Estudante é um órgão independente, sem poder decisório, mas que baseado na sua experiência e conhecimento, contribui através da sua ação e proatividade para a defesa dos direitos e interesses dos estudantes, ajudando no desenvolvimento e melhoria da organização e funcionamento da nossa Universidade. Em colaboração com toda a academia, procura soluções para os problemas apresentados, acompanha os processos e emite recomendações sempre e quando se afigurem necessárias.

João Filipe Pereira Nunes Prudente
Provedor do Estudante da UMa
Com fotografia de Cathryn Lavery.

DESTAQUES