Entre 8 e 9 de março, decorreu a 24.ª edição do FITUP – Festival Internacional de Tunas Universitárias da Universidade Portucalenses, organizado pela Tuna Académica da Universidade Portucalenses (TAUP). O evento teve lugar na Aula Magna da Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, no Porto.
O festival reuniu as tunas portuenses Académica da Universidade Lusíada do Porto, de Engenharia da Universidade do Porto, de Tecnologias da Saúde do Porto e da Universidade Católica Portuguesa Porto. Vindas de fora, participaram também do Festival a espanhola Tuna de Medicina de Murcia e a própria Tuna Universitária da Madeira (TUMa).
A TUMa voa alto no El Açor
A TUMa, Tuna Universitária da Madeira, chegou triunfante de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. O grupo participou na 22.ª edição de um dos maiores festivais internacionais de tunas masculinas do país, o El Açor, que decorreu nos passados dias 17 e 18 de março, no Coliseu Micaelense.
XXVII ETUMa: o Festival de Tunas Universitárias da Madeira vai começar
O Centro de Congressos do Casino da Madeira recebe, no próximo dia 10 de dezembro, o Festival de Tunas Universitárias da
A TUMa, “formada por estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira, regressa ao Continente, mais concretamente à cidade do Porto participar na XXIV Edição do FITUP”, conforme a nota enviada à ET AL. Ao telefone, Fábio Gouveia, relações públicas, esclareceu que da Madeira, “foram para o Festival 19 elementos”.
A TAUP colocou a concurso os prémios de Melhor Tuna, 2.ª Melhor Tuna, 3.ª Melhor Tuna, Melhor Instrumental, Melhor Solista, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte, Melhor Porta-Bandeira, Melhor Jogral, Tuna mais Tuna e ainda a distinção Melhor TechnoTunas, advinda do tema de música tecno, escolhido pela TAUP para o FITUP de 2024.
Segundo Fábio Gouveia, a TUMa foi distinguida com o Tuna mais Tuna que “é sempre o prémio principal a conquistar”.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.