Procurar
Close this search box.

“Os jovens não são o futuro, os jovens são o presente!”

No sábado, 9 de julho de 2022, foram mais de 500 os finalistas que participaram das cerimónias de GRADUAÇÃO que a ACADÉMICA DA MADEIRA organizou no Funchal, reunindo um total que superou os 3 mil convidados.

A ET AL. reproduz o discurso de Alex Faria, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA e finalista do mestrado em Engenharia Informática.

Caras e Caros colegas,
Minhas Senhoras e meus Senhores, bom dia.

Quero felicitar os finalistas das três Instituições de Ensino Superior aqui presentes pelo término dos vossos cursos. Este dia celebra o vosso percurso académico, com anos de estudos, em que passaram por vários níveis de ensino, culminando com a formação superior.

Não foi fácil. Foi-vos exigido muito estudo, muito esforço, muita dedicação e tantas outras capacidades que não irei enumerar, mas que são necessárias sublinhar.

Em 1624, o poeta inglês John Donne escreveu o seguinte: “nenhum homem é uma ilha, inteiramente isolado, todo homem é um pedaço de um continente, uma parte de um todo.” Como isto é verdade para todos os que aqui estão, quero enaltecer o apoio dos vossos pais e outros entes queridos, dos vossos companheiros, dos vossos amigos e colegas, dos professores e funcionários, ou por qualquer outra pessoa que vos motivou no vosso percurso estudantil.

Os vossos mais queridos, tais como os meus, estão extremamente orgulhosos de nós. Agradeçam, valorizem e retribuam ainda mais o apoio que eles vos deram. Agradeço, em nome de todos os finalistas, a todos aqueles que estiveram presentes e que nos motivaram a chegar aqui. Muito obrigado!

Para que este dia fosse tão sublime, houve um trabalho de dezenas de voluntários e uma preparação de longos meses. À organização do evento, aos apresentadores, ao grupo de fados, aos estudantes que integram o coro universitário, aos meus colegas aqui presentes e a todos que colaboraram direta ou indiretamente na execução deste dia, peço uma grande salva de palmas.

Não é o fim, é apenas mais uma etapa na nossa vida. Não desistam dos vossos sonhos e lembrem-se: Os jovens não são o futuro, os jovens são o presente!

Desejo os maiores sucessos a todos. Vivam os finalistas!

Muito obrigado.

Alex Faria
Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES