Procurar
Close this search box.

FCT promove nova edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu o período de submissão de candidaturas à 6.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual), que prevê a contratação de mais 400 investigadores doutorados, no âmbito do Regulamento do Emprego Científico (REC).

O CEEC Individual é um concurso anual que visa estimular o emprego científico e tecnológico, em todas as áreas do conhecimento, através do financiamento de contratos de seis anos para investigadores doutorados que desenvolvem investigação científica ou atividades de desenvolvimento tecnológico nas instituições que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
Até agora, nas cinco edições do CEEC Individual, a FCT já atribuiu um total de 1900 contratos a investigadores doutorados, número que atingirá os 2300 após a conclusão deste novo concurso.

Nesta edição são atribuídos contratos em três categorias:

– Investigador júnior – doutorados há 5 anos ou menos, contabilizados à data de encerramento do período de submissão de candidatura, com experiência de investigação pós-doutoral reduzida na área científica a que se candidata.

– Investigador auxiliar – doutorados há mais de 5 anos e menos de 12 anos, inclusive, contabilizados à data de encerramento do período de submissão de candidatura, com currículo relevante na área científica a que se candidatam.

– Investigador principal – doutorados há mais de 12 anos, contabilizados à data de encerramento do período de submissão de candidatura, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, demonstrando alguma independência científica nos últimos 3 anos.

Para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior este concurso assume particular relevância tendo em conta que permitirá continuar a combater regimes precários de contratação de investigadores e garantir a estabilidade laboral dos mesmos.

Esta edição do CEEC Individual inclui alterações resultantes do esforço de simplificação dos procedimentos ao nível da submissão e avaliação de candidaturas, desenvolvido e promovido pela FCT.

Os investigadores podem apresentar a sua candidatura até ao dia 3 de maio, pelas 17 horas (hora de Lisboa).

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Jelleke Vanooteghem.

DESTAQUES