Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

A CADMUS apresenta DA MINHA JANELA

A CADMUS apresenta DA MINHA JANELA

A CADMUS apresenta DA MINHA JANELA, de Bruno Rodrigues e Ana Lousada, um livro que alia o prazer da leitura ao apoio pedagógico para quem acompanha os primeiros leitores.
DA MINHA JANELA, de Bruno Rodrigues e Ana Lousada, editado pela CADMUS, uma das editoras da IMPRENSA ACADÉMICAS.

A CADMUS apresenta DA MINHA JANELA de Bruno Rodrigues, ilustrado por Ana Lousada Lançamento no dia 6 de abril de 2025, no palco principal da Feira do Livro, às 15:00.

A CADMUS apresenta DA MINHA JANELA, de Bruno Rodrigues, ilustrado por Ana Lousada, um livro que é muito mais do que apenas um entretenimento para as crianças que estão a começar a ler. A obra é verdadeiramente um manual para a prática da leitura e um guia para pais, encarregados de educação, educadores e professores que têm a importante tarefa de não só apoiar o desenvolvimento da competência da leitura, mas também o gosto de ler. A obra conta com um prefácio da Pediatra e Neuropediatra Mónica Vasconcelos, presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria. Com a edição desta obra, a CADMUS reforça a sua mensagem institucional: «O nosso desafio é criar leitores!».

Os FATUM com atuações no Reino Unido em janeiro e fevereiro

Durante 9 dias, os FATUM estarão pelo Reino Unido com várias atuações, destacando-se vários encontros com a comunidade madeirense radicada no país. CONTINHOS POPULARES MADEIRENSES e MADEIRA ILUSTRADA, editados pela ACADÉMICA DA MADEIRA, também estarão em destaque nas Ilhas Britânicas.

DA MINHA JANELA é um livro infantil ilustrado, onde os animais são personagens. O texto é simples e curto, adequado a crianças que estão a começar a ler, tem uma cadência poética e repetições expressivas que o tornam bastante sonoro. A escrita joga com significados, despertando a curiosidade, a criatividade e a imaginação. Como Terapeuta da Fala, Bruno Rodrigues refere que utiliza diariamente «vários recursos didáticos com as crianças, sejam jogos ou livros. A criatividade é uma constante nesta profissão, uma vez que tenho de adaptar muitos materiais e torná-los apelativos, dado que nas crianças a aprendizagem torna-se mais significativa e natural se integrada no lúdico.» Após a primeira parte do livro, aquela mais propriamente dirigida às crianças, vem a segunda parte da obra, o «Guião para pais, educadores e professores» que, como o nome indica, pretende ser um guia para a importante tarefa de apoiar o desenvolvimento da competência da leitura, da sua prática constante ao longo da escolaridade e do gosto de ler. Neste «Guião» há conselhos úteis para a abordagem da atividade de leitura e várias atividades práticas de treino da competência leitora. Como, na maioria das vezes, os livros infantis não têm este tipo de guião, o autor refere que sentiu «a necessidade de criar alguns recursos que pudessem ser úteis nos diferentes contextos do quotidiano das crianças. O livro Da Minha Janela é um destes recursos e estou muito feliz pelo facto de tornar-se possível a sua publicação, permitindo que o mesmo chegue a mais crianças, pais, técnicos, professores». Um melhor resultado foi evidentemente conseguido com o auxílio da ilustração, embora a ilustradora Ana Lousada refira que «a ilustração desta obra surge de forma algo inesperada, mas muito bem-vinda». Ilustrar uma obra que tem, pode-se dizer, um caráter terapêutico foi um desafio maior para a ilustradora porque para além de «exigir a capacidade de nos adequarmos e cativarmos as diversas partes envolvidas», diz Ana Lousada, «as ilustrações não desempenham meramente um papel decorativo, o desafio é acrescido pela função didática que as ilustrações adquirem ao longo da narrativa.» Da Minha Janela é um livro que permite uma leitura orientada e partilhada com os pais, encarregados de educação, educadores e professores, e é também uma boa ferramenta para promover as competências linguísticas de uma forma divertida e eficaz.

Bruno Rodrigues tem 34 anos, é natural da freguesia do Porto da Cruz e vive atualmente no concelho do Funchal. Licenciou-se em Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), em 2012. A sua atividade profissional enquanto Terapeuta da Fala tem estado ligada, desde cedo, à população infantil e ao contexto escolar. Exerce funções no Centro de Recursos Educativos Especializados (CREE) da Ribeira Brava / Ponta do Sol há cerca de 5 anos. Acompanha, também, algumas crianças num clínica privada no Funchal.

Ana Lousada tem 34 anos e é natural de Vale de Cambra, no distrito de Aveiro. Viveu no Porto, onde fez o 1.º ciclo e o Mestrado Integrado em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, em 2014. Reside na Madeira desde 2017, onde trabalha como arquiteta freelancer, e leciona no Curso Técnico de Construção Civil da Universidade da Madeira desde 2021. Este é o segundo livro infantil que ilustra.

A ACADÉMICA DA MADEIRA criou, em outubro de 2020, a CADMUS, uma nova editora que funciona em paralelo com a IMPRENSA ACADÉMICA, esta com uma clara matriz universitária. A criação desta nova editora surge da necessidade de existência de uma linha mais generalista, de novos autores de livros independentes e que edita em Portugal para todo o mundo. CADMUS, que dá nome à nova chancela, é considerado o primeiro herói da mitologia helénica. Para Heródoto, teria sido o introdutor do alfabeto fenício na Grécia Antiga, originando o alfabeto grego.

Timóteo Ferreira
ET AL.
Com imagem da capa do livro.

Palavras-chave