Roland Bachmeier e Marco André Pereira e Barreto entre os escolhidos para o Conselho Geral

Roland Bachmeier e Marco André Pereira e Barreto entre os escolhidos para o Conselho Geral

O Conselho Geral da Universidade da Madeira cooptou "seis membros externos de reconhecido mérito" para o quadriénio 2024-2028, reforçando a ligação entre a academia e a sociedade.
Manifestação promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA em maio de 2023.

Em novembro, a ACADÉMICA DA MADEIRA “apresentou à um parecer com propostas para tornar o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior mais inclusivo, transparente e adaptado às exigências atuais”. O documento foi enviado à Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República. Como referido pela ET AL., “entre as propostas apresentadas, destaca-se a reestruturação do Conselho Geral das instituições de ensino superior, que, segundo a ACADÉMICA, deve incluir uma composição mais plural”. “A composição do Conselho Geral deve, preferencialmente, incluir membros externos, […] afastados de qualquer vínculo formal com a instituição”, reservando ainda “um mínimo de 30% para estudantes, separando e distribuindo os assentos […] pelos três ciclos de estudos”.

Este mês, o Conselho Geral da Universidade da Madeira (UMa) escolheu, a 9 de dezembro, os membros externos que irão completar este órgão de governo da Instituição, para o quadriénio 2024-2028. Foram cooptados Artur Jorge Abreu Baptista, Graça Maria Nóbrega Alves, João Luís Roque Baptista Gaspar, Marco André Pereira e Barreto, Roland Bachmeier e Susana Gouveia Neves.

O Conselho Geral é o órgão de governo da UMa, ao qual compete, designadamente, “eleger o Reitor e aprovar o plano de desenvolvimento estratégico da Universidade”. É constituído por 21 membros, sendo 11 representantes dos professores e investigadores, 3 representantes dos estudantes, 1 representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores e 6 personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à Universidade, com conhecimentos e experiência relevantes para a Instituição.

Artur Jorge Abreu Baptista é licenciado em Direito e exerce advocacia desde 1997. Atualmente, é Presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados e frequentou os cursos de pós-graduação em “direito do urbanismo” e “direito administrativo”. Foi professor no ensino secundário, com habilitação profissional, durante treze anos, tendo lecionado tanto no ensino particular como no oficial. “Foi membro externo cooptado do Conselho Geral da Universidade da Madeira, em 2024, tendo presidido à Comissão de Assuntos Jurídicos.”

Graça Maria Nóbrega Alves, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora e desenvolveu projetos no Centro de Estudos de História do Atlântico. O seu trabalho focou-se na “Literatura, Estudos Insulares e Histórias de Vida”. Atualmente, é Diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal, tendo recebido prémios literários e publicado obras, ensaios e artigos em revistas e coletâneas.

João Luís Roque Baptista Gaspar é licenciado em Geologia pela Universidade de Lisboa e doutorado em Geologia pela Universidade dos Açores. É professor catedrático e coordenador do grupo de “Riscos e Planeamento de Emergência” no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da mesma Universidade. Foi Reitor da Universidade dos Açores entre 2014 e 2022 e, durante o seu mandato, “desenvolveu o primeiro estudo sobre os sobrecustos da insularidade e da ultraperiferia nos orçamentos de funcionamento das universidades insulares”, em parceria com a UMa.

Os representantes dos estudantes no Conselho Geral têm eleições sexta-feira

Sexta-feira, dia 19 de maio de 2023 acontecem as eleições para os três lugares dos estudantes no Conselho Geral da Universidade da Madeira (UMa). Através do sistema InfoAlunos, todos os estudantes poderão participar no ato eleitoral. Desde a sua criação, em 2007, o Conselho Geral tem sido contestado por vários estudantes, professores e demais funcionários das universidades e dos institutos politécnicos.

Marco André Pereira e Barreto, licenciado em Gestão de Empresas, foi Presidente da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas entre 2015 e 2018. Foi membro externo cooptado do Conselho Geral da UMa de 2016 a 2020, tendo presidido à Comissão de Assuntos Financeiros e Solidariedade Social. Atualmente, é Diretor Geral da Quintinha de São João e esteve envolvido em várias iniciativas ligadas à promoção e gestão turística da Madeira.

Roland Bachmeier, licenciado em Gestão Hoteleira, tem uma vasta experiência na área de Hotelaria e Turismo, tanto em Portugal como no estrangeiro. Foi administrador do grupo “Galo Resort Hotels” e desempenhou vários cargos ligados à Associação Comercial do Funchal e à Associação de Promoção da Madeira. “Integrou o Conselho Geral da UMa de 2020 a 2024, tendo presidido à Comissão de Assuntos Académicos e Relações Públicas.”

Susana Gouveia Neves, licenciada pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, é cofundadora do atelier MSB Arquitectura e Planeamento Lda. O seu trabalho centra-se em projetos de arquitetura integrada nos valores do território, bem como em investigação de técnicas alternativas de construção e requalificação urbana. Atualmente, é Presidente da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional da Madeira.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

Palavras-chave