A 25 de novembro decorreram as eleições para dois grupos de representantes no Conselho Geral da Universidade da Madeira (UMa). Este órgão de gestão renovou a composição de parte dos seus membros, nos lugares destinados aos professores, investigadores e trabalhadores não docentes e não investigadores.
Na eleição dos professores e investigadores, a Lista A, liderada pelo atual reitor, única candidata, obteve 105 votos favoráveis, entre 148 votantes de um universo eleitoral de 185. Registaram-se ainda quase 30% de votos não válidos, com 25 votos em branco e 18 nulos.

Tomás Pontes lidera lista para as eleições dos representantes dos Estudantes no Conselho Geral
Sexta-feira, dia 19 de maio de 2023, acontecem as eleições para os três lugares dos estudantes no Conselho Geral da Universidade da Madeira. Através do sistema InfoAlunos, todos os estudantes poderão participar no ato eleitoral. Como refere Tomás Pontes, “a composição do Conselho Geral tem sido contestada, desde a sua criação, pelo movimento associativo estudantil” e a sua lista espera contribuir para a discussão em curso.

Roland Bachmeier e Marco André Pereira e Barreto entre os escolhidos para o Conselho Geral
O Conselho Geral da Universidade da Madeira cooptou “seis membros externos de reconhecido mérito” para o quadriénio 2024-2028, reforçando a ligação
Paralelamente, no mesmo dia, ocorreu a eleição para o representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores. A votação contou com 149 participantes, num universo de 187 eleitores. Roberto Basílio de Meneses de Sousa foi eleito com 88 votos, superando a candidata Natália Nunes Pereira Oliveira, que obteve 43 votos. Foram também registados 11 votos em branco e sete nulos.
Os resultados destas eleições acontecem num momento em que o Conselho Geral da UMa também se prepara para a escolha do próximo reitor. Sílvio Fernandes, atual ocupante do cargo, apresentou-se numa lista sem concorrência ao Conselho Geral. A sua lista integra nomes de destaque, como o antigo reitor José Carmo, podendo indicar um alinhamento estratégico da liderança anterior.

Parlamento rejeita propostas de revisão do RJIES e processo volta a ficar suspenso
A revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) foi novamente adiada após o Parlamento rejeitar cinco propostas e a queda do Governo inviabilizar o debate da proposta governamental.

Sílvio Fernandes volta a ser candidato, mas sem concorrência
As eleições para o Conselho Geral, que irá eleger o próximo reitor em 2025, acontecem no final de novembro.
Com uma composição diversificada, o Conselho Geral da UMa conta com 11 representantes dos professores e investigadores, três dos estudantes, um do pessoal não docente e não investigador, além de seis personalidades externas de reconhecido mérito, cooptadas pelos restantes membros. Esta composição, garante uma governação participativa, promovendo a representatividade e a coesão institucional. A renovação do órgão e a continuidade da liderança destacam-se como fatores-chave para o futuro da Universidade da Madeira.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.