Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Imprensa Académica lança nova edição da antologia LEVADAS DA MADEIRA

Imprensa Académica lança nova edição da antologia LEVADAS DA MADEIRA

LEVADAS DA MADEIRA. UMA ANTOLOGIA LITERÁRIA reúne textos de vários escritores nacionais e estrangeiros sobre as levadas da ilha da Madeira e que agora surge numa nova edição enriquecida e de capa dura.
LEVADAS DA MADEIRA: UMA ANTOLOGIA LITERÁRIA, numa edição da IMPRENSA ACADÉMICA, uma editora da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Passaram-se sete anos desde a primeira edição de LEVADAS DA MADEIRA. UMA ANTOLOGIA LITERÁRIA. A primeira edição, na versão em português, esgotou-se. Como referiu o organizador da obra, o professor Thierry Proença dos Santos, “Tratando-se de um belo livro-objeto, é natural que continue a ter procura”. Assim, a Imprensa Académica, na senda da sua valorização da cultura e do património regionais, em boa hora resolveu reeditar a obra em português.

Se na altura da 1.ª edição, a esperança era grande na candidatura das levadas a Património Mundial da UNESCO, o objetivo permanece, como lembra a editora: “Através desta obra, pretendemos enriquecer a ligação que envolve o percurso histórico e natural por que passaram as levadas, contribuindo para a difusão deste legado cuja defesa se assume como um imperativo intergeracional. A pertinência de candidatar as nossas levadas a Património da Humanidade, junto da UNESCO, mais do que um reconhecimento, apresenta-se como uma oportunidade para a contínua preservação e transmissão desse elemento público pela responsabilidade, à escala mundial, que essa distinção e enquadramento acarretam”.

A presente antologia literária pretende revelar histórias, registos e memórias que giram em torno de um tema principal: as levadas da Madeira.

Das necessidades agrícolas de água à atual oferta turística, passando pelo setor energético, as levadas fazem parte da paisagem madeirense e, como tal, determinam várias atividades humanas, assim como a organização e gestão do território. Mas as levadas são muito mais do que isso, como lembra o professor Thierry: “As levadas constituem-se como património cultural e fonte abundante do imaginário madeirense. Esse imaginário fala, à boca pequena, de bruxas e musas, perigos e prazeres, medos e sonhos, sons e visões. A literatura dá-lhe sentido e força em letra de forma. A antologia apresenta uma mostra de discursos sobre esse tema, pelo viés de um olhar atento, empático e original. Esta segunda edição permitiu atualizar e completar a antologia”.

A obra está combinada com uma seleção fotográfica ímpar, da autoria de Francisco Correia, e que reforça um forte apelo visual e convida a uma viagem pela ilha da Madeira rural, em harmonia com a natureza.

Pretende-se, portanto, estabelecer uma relação entre o texto literário de autores consagrados da literatura madeirense e a fotografia, dada a natureza recíproca destes meios, de forma a estabelecer um diálogo entre a comunicação verbal e visual. É a Madeira de paisagens deslumbrantes longe dos centros urbanos, caracterizada por levadas, poios, furados, um mar de nuvens, a floresta Laurissilva, picos e palheiros.

Dada a sua amplitude, LEVADAS DA MADEIRA. UMA ANTOLOGIA LITERÁRIA pretende ser um convite a uma experiência de leitura, a um itinerário cultural, a uma forma alternativa de sensibilidade ao tema em causa, através da fruição estética, com todos os estímulos visuais e literários que residem, flutuem e corram de lá.

Timóteo Ferreira
ET AL.
Fotografia de Francisco Correia.

Palavras-chave