Obra cativa jovens leitores no Colégio de Santa Teresinha

Obra cativa jovens leitores no Colégio de Santa Teresinha

Os Mágicos da Choupana é uma emocionante viagem infantojuvenil pela história do Clube Desportivo Nacional, celebrando os valores de sonho, dedicação e trabalho em equipa.
Ilustração da obra OS MÁGICOS DA CHOUPANA, de Sofia Reis, com texto de Andreia Nascimento.

O livro Os Mágicos da Choupana, escrito por Andreia Nascimento, foi apresentado numa sessão especial no Colégio de Santa Teresinha, no Funchal. A obra, dedicada ao público infantojuvenil, celebra os 114 anos de história do Clube Desportivo Nacional, narrando episódios que combinam o desporto, o sonho e a tradição. Este momento de partilha entre a autora e os jovens leitores destacou a importância do clube na vida da comunidade madeirense e despertou a curiosidade dos estudantes para a magia do futebol e da leitura.

Andreia Nascimento explicou a origem do projeto, revelando que o livro surgiu a partir de uma investigação académica. “É sempre um prazer enorme falar sobre aquilo que nos desafia, motiva e emociona. Sobre um trabalho de investigação que passou das páginas de uma tese de mestrado para as páginas de um livro infantojuvenil”, partilhou. Para a autora, esta transição foi um desafio enriquecedor, sobretudo por permitir tornar acessível às crianças a história e os valores de um clube que marcou a vida de tantas pessoas e coletividades.

Durante a apresentação, a autora destacou o impacto que pretende alcançar com a obra: “Fazer ver a públicos tão inocentes, sonhadores e curiosos que o sonho de um grupo de pessoas marcou positivamente a vida de outras tantas, de inúmeras coletividades e da própria Região”. Andreia Nascimento acredita que a história do Nacional é mais do que desporto: é uma fonte de inspiração para qualquer um que deseje alcançar os seus sonhos através da dedicação e do trabalho em equipa.

A interação com os estudantes foi um dos momentos altos da sessão. Curiosos e entusiasmados, os jovens leitores fizeram perguntas à autora, mostrando interesse pelas histórias e personagens que habitam o livro. “É tão motivador vê-los perceber o quão mágico é trabalhar para alcançarmos os nossos sonhos! Quão mágicas são as viagens que a leitura nos permite fazer!”, referiu Andreia Nascimento.

Escrever profissão do coração

Aprender a gostar de ler não foi difícil. Na verdade, devo dizer que ler foi uma necessidade. Todos os fins-de-semana, após o almoço, eu e o meu irmão éramos obrigados

Além de um tributo ao clube, Os Mágicos da Choupana destaca o papel transformador do desporto e da literatura na formação de valores. A autora mostrou como a história do Nacional ultrapassa o campo desportivo, deixando um legado cultural e social que merece ser celebrado e preservado. O evento reforçou a ideia de que o conhecimento da história regional é essencial para a valorização da identidade madeirense.

Andreia Nascimento encerrou a apresentação com uma mensagem de inspiração, destacando o futuro promissor do clube e dos seus adeptos: “Foram muitos os mágicos em 114 anos de história do Nacional, mas muitos mais mágicos ainda existirão!” A sessão deixou nos alunos o convite para sonharem, acreditarem e trabalharem pelos seus objetivos, assim como fizeram os heróis da Choupana, transformando sonhos em realidade.

A sessão foi promovida por iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio Santa Teresinha.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia da obra da autoria de Andreia Nascimento e Sofia Reis.

Palavras-chave